Questões de Geografia - Brasil - Meio Ambiente - Atmosfera
80 Questões
Questão 31 11135639
UECE 1ª Fase 2024/1O Brasil tem registrado, no ano de 2023, uma série de eventos climáticos com consequências dramáticas, tais como a estiagem, causando a baixa dos rios na região amazônica, e a intensificação da ocorrência de ciclones extratropicais, causando alagamentos e deslizamentos na região Sul.
Muitos estudiosos associam a maior recorrência desses eventos à ação do El Niño, que pode ser compreendido como
Questão 3 8528701
Unioeste Tarde 2023Projeto sugere a incineração do lixo como alternativa aos aterros sanitários
Está em análise no Senado o projeto de lei (4.603/2021) que sugere a incineração do lixo como alternativa aos aterros sanitários (...). O texto, de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), estabelece que a incineração do lixo pode ser utilizada como meio de produção de energia elétrica. Rose defende que as instalações de incineração ocupam menos espaços, pois o procedimento reduz em 90% o volume desses resíduos e rejeitos. Além disso, se construídas em áreas reduzidas, as instalações vão poupar a aquisição de grandes propriedades e longos deslocamentos até localidades remotas, onde se situam os aterros sanitários atualmente. O PL também sugere que ao adotar a incineração com altos padrões tecnológicos, os gases nocivos serão filtrados na saída do sistema e as emissões de gás carbônico são amenizadas pela geração de energia elétrica nesse processo. Por fim, o projeto de lei ainda diz que o resultado da incineração do lixo deve seguir para uso na indústria química, na construção civil e na agricultura. Para isso, o projeto altera a legislação atual, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2010) e garante o descarte adequado em respeito ao meio ambiente.
Fonte: Agência Senado (https://www12.senado.leg.br/ noticias/materias/2022/01/18/projeto-sugere-a-incineracao-do-lixo-como-alternativa-aos-aterros-sanitarios)
Considerando o tema relatado acima, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 1 8528676
Unioeste Tarde 2023Dos itens arrolados abaixo, são considerados problemas ambientais do meio rural brasileiro, EXCETO.
Questão 13 10635556
FDF C. Gerais 2020O Itaim Paulista, localizado no extremo da zona leste, registrou as maiores temperaturas na capital no início de 2019. A média no populoso bairro nos primeiros 14 dias de janeiro do ano passado foi de 34,4 ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo. “Parece que estamos na boca do vulcão aqui”, diz Mário Rocha, embaixo de um imenso guarda-sol para não só se proteger como também aos produtos alimentícios mineiros que vende no entorno da praça Silva Teles.
(Elaine Granconato. “Região do Itaim Paulista é a mais quente da cidade de São Paulo”. www.folha.uol.com.br, 17.01.2019. Adaptado.)
As temperaturas registradas são explicadas
Questão 29 6513758
FASM 2019Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro em 1976 já havia alertado que os atributos climatológicos sofrem constantes interferências decorrentes do tipo de uso e ocupação do solo, em particular ao meio urbano. As cidades, que possuem formas específicas de edificações, cores e materiais de construção, contribuem para a alteração do balanço de energia, o que gera um fenômeno bastante específico.
(Jane Z. S. Ramires e Neli A. Mello-Théry. “Uso e ocupação do solo em São Paulo, alterações climáticas e os riscos ambientais contemporâneos”. Confins, no 34, 2018. Adaptado.)
O excerto faz alusão ao fenômeno denominado
Questão 23 2572628
FIP-Moc Medicina 2019/2Sobre os gráficos, são apresentadas as seguintes afirmações:
I. Nas duas cidades, o maior volume de chuvas ocorre nos meses de inverno.
II. A cidade de João Pessoa apresenta temperaturas mais baixas do que as do Rio de Janeiro.
III. As maiores médias pluviométricas ocorrem na cidade de João Pessoa.
É correto o que se afirma apenas em:
Pastas
06