Questões de Geografia - Brasil - Atualidades
295 Questões
A partir da década de 1960, o Brasil vem registrando uma queda acentuada em suas taxas de natalidade e mortalidade. Tal fato está ligado à criação do Ministério da Saúde na década de 1950, período em que iniciaram as campanhas de combate às doenças endêmicas e a organização de programas de vacinação em âmbito nacional.
O gráfico abaixo demonstra a transição demográfica pela qual nosso país vem passando ao longo dos últimos anos, evidenciando em sua dinâmica de crescimento populacional o processo de:
Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 3ª Edição. Moderna Plus – Volume único, contendo as partes I, II e III. São Paulo: Moderna, 2015. p. 77
A ilha de calor é um fenômeno que ocorre nas áreas urbanas em que a temperatura é significativamente mais elevada do que nas áreas rurais próximas. Esse fenômeno é visto em grandes centros urbanos brasileiros e pelo mundo.
Pode-se definir corretamente a ilha de calor como sendo um fenômeno causado
Observe o mapa abaixo.
Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/conflitos-nocampo/5631-barril-de-polvora-amazonia-concentra-maior-numero-de-assassinatos-nocampo-diz-pesquisador. Acesso em 21 Set. 2023.
Os conflitos por terra e a violência no campo constituem-se em um grande problema no espaço agrário do Brasil.
Sobre essa temática, é CORRETO afirmar que:
No Brasil, os conflitos no campo bateram um novo recorde em 2020, atingindo 2.054 ocorrências — um aumento de 8% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ao todo, mais de 914 mil pessoas estavam envolvidas nas ocorrências, relacionadas a uma área superior a 77 milhões de hectares. Dessas famílias, 41,8% se localizam na região Norte, e o Pará, sozinho, representa 16,8% dos casos, número maior que o da segunda região colocada, o Centro-Oeste, que possui 11,9% dos casos. A pesquisa também apurou os principais responsáveis pela violência, aparecendo em primeiro lugar os “fazendeiros”, com 34,87% das ocorrências, seguidos de “empresários nacionais e internacionais”, com 21,52%, e do “poder público”, que inclui os governos federal, estadual e municipal, representando, juntos, 13,75% do total.
Internet: g1.globo.com (com adaptações).
Tendo como referência inicial as informações veiculadas no texto precedente, assinale a opção correta.
Vendas de carros híbridos e elétricos disparam e batem recorde Com 7.462 emplacamentos, julho apresentou o melhor resultado de toda a série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico)
As vendas de veículos leves hibridos e elétricos no Brasil atingiram um novo recorde em julho, com 7.462 emplacamentos — a maior de tnda a serie histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), iniciada em 2012.
Esse número representou um aumento de 2% em relação a junho (6.225) e de 138% na comparação com julho de 2022 (3.136 veiculos).
Disponível em: https://www.terra.com.br/carros-motos/. Acesso em: 18 out. 2023.
Vendas de carros elétricos superam as de diesel na Europa
Os veículos elétricos passaram de 10,7% do mercado para 15,1% em um ano
Disqunivel em: hips:; “exame com; casual vendas -de-carmos elencos superam-as abdica. na-európa:. Acesso em: 18 out 2023.
O avanço do carro elétrico parece se afirmar como tendência mundial.
Utilizando as notícias ao lado, assinale a afirmativa que contenha somente informações VERDADEIRAS a respeito dessa nova realidade.
Um estudo publicado pela rede MapBiomas mostra que Manaus é a cidade com maior expansão das áreas urbanizadas em assentamentos precários no país. Segundo o MapBiomas, em 1985 a capital do Amazonas tinha uma área de risco com ocupação urbana de aproximadamente 523 hectares. Em 2021 esse número chegou a 1841 hectares, um aumento de aproximadamente 1319 hectares, o que equivale a 10 mil campos de futebol. Manaus, sozinha, concentrou mais de 36% de toda a ocupação de áreas de risco no estado. No total, 50 dos 63 municípios do estado do Amazonas possuem alguma ocupação em áreas de risco.
(Pedro Lacerda. “Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários”. https://agenciabrasil.ebc.com.br, 18.03.2023. Adaptado.)
O contexto descrito no excerto configura, no espaço urbano, a formação do processo de
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: