
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Geral
Questão 61 6012111
UNICAMP 1° Fase 2022O mapa a seguir apresenta países com mais de 5 milhões de habitantes vivendo em favelas (ou outras formas de habitação precária).
Com base nas informações do mapa e em seu conhecimento sobre a população urbana que vive em habitações precárias e favelas, assinale a alternativa correta.
Questão 22 3642213
FUVEST 2021O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90 minutos.
Disponível em https://www .climadeensinar.com.br/. Adaptado.
A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se
Questão 42 3644494
FUVEST 2021Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.
Quadro: Município de São Paulo: Características distritais por volta de 1918.
Tabela: Mortalidade Gripal no Município de São Paulo por distrito (15/10 a 19/12/1918).
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar:
Questão 58 3979449
FGV-SP Economia 2021A intensidade com que ocorre a competição antrópica por recursos naturais fez surgirem processos de coleta, de sistematização e de análise de informações para subsidiar a tomada de decisões.
Buscando o equilíbrio na relação sociedade-natureza, passamos a adotar
Questão 38 4000586
FMJ 2021A exploração dos recursos madeireiros da Amazônia poderia ser realizada de acordo com um conjunto relevante de conhecimentos sobre manejo florestal e ecologia tropical. Nessa área, historicamente, há uma parceria acadêmica com universidades estrangeiras, resultando em pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas dentro de uma relação bastante equilibrada. Seria possível investir em estratégias de manejo florestal, já desenvolvidas e testadas no Brasil, criando cadeias produtivas de produtos madeireiros mais sustentáveis.
(Nurit Bensusan. “A arquitetura da destruição: versão tropical”. Le monde diplomatique Brasil, julho de 2019. Adaptado.)
A exploração econômica da Amazônia tem sido objeto de debate internacional.
O autor do texto
Questão 25 4085719
UNIVAG 2021O clima está mudando na maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Boa parte dessa região dá sinais de que está se tornando mais quente e mais seca. Esses efeitos são mais sentidos nas porções próximas às bordas sudoeste, sul e leste – talvez por ser de acesso difícil, o noroeste da Amazônia resiste ainda relativamente bem. Se essa tendência se exacerbar ou mesmo se mantiver nas próximas décadas, as duas Amazônias, que hoje são esboços, poderão ganhar contornos mais definitivos e contrastantes até meados deste século.
(Marcos Pivetta. “As duas Amazônias”. Pesquisa Fapesp, novembro de 2019. Adaptado.)
Considerando-se as regiões da Amazônia citadas no excerto, a tendência alertada pauta-se