Questões de Geografia - Geral - América - América Central
78 Questões
Questão 34 5255724
CESUPA 2021Observe a figura
A figura faz uma analogia com um aspecto do cenário econômico atual.
Associando os seus conhecimentos sobre esse tema, na análise desse contexto, a questão em destaque é a:
Questão 91 1367187
UnB 1° dia 2019O Pacto Mundial para Migração foi assinado por 164 países em dezembro de 2018 em Marrakesh, no Marrocos, em uma conferência intergovernamental. O acordo foi organizado pelas Organizações das Nações Unidas e levou meses para ser formulado. Os Estados Unidos da América não assinaram o pacto e se retiraram da elaboração do texto ainda em 2017, com a alegação de que o acordo vai contra a política migratória do país.
Internet: www.g1.globo.com (com adaptações).
No que se refere ao fragmento de texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.
No século XXI, se, por um lado, o capital financeiro e o comércio movem-se livremente, por outro lado, nem todas as fronteiras se encontram abertas ao livre deslocamento espacial da população — a circulação de pessoas enfrenta barreiras entre os países ricos e pobres.
Questão 20 974308
UEA - SIS 1ª Etapa 2018A convivência de vários grupos de origens e línguas distintas em uma mesma cidade ocorria usualmente na Mesoamérica. As cidades mesoamericanas não eram agrupamentos baseados exclusivamente nos laços de idioma ou de parentesco sanguíneo. Tratava-se, muitas vezes, de organizações políticas complexas baseadas em alianças e acordos, podendo assim abrigar povos de diferentes idiomas e origens.
(Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)
O texto descreve as cidades mesoamericanas como locais marcados pela
Questão 57 903554
ENEM PPL 1° Dia 2018A recente crise generalizada que se instalou na primeira república negra do mundo não pode ser entendida de forma pontual e simplória. É necessário compreender sua história, marcada por intervenções, regimes ditatoriais, corrupção e desastres ambientais, originando a atual realidade socioeconômica e política do Haiti.
MORAES, I. A.; ANDRADE, C. A. A.; MATTOS, B. R. B. A imigração haitiana para o Brasil: causas e desafios. Conjuntura Austral, n. 20, 2013.
No contexto atual, os problemas enfrentados pelo Haiti resultaram em um expressivo fluxo migratório em direção ao Brasil devido ao seguinte fato:
Questão 18 413767
FDV 2018/1TEXTO
No dia 25 de novembro [de 2016], morreu Fidel Castro, primeiro-ministro e presidente de Cuba por quase 50 anos, entre 1959 e 2008. Fidel tinha 90 anos e convivia com problemas de saúde. Sua morte carrega grande peso simbólico, visto que se trata do líder de uma das mais emblemáticas – e controversas – revoluções do século XX. Por décadas, o regime cubano liderou o antiamericanismo e ainda hoje inspira muitos governantes latino-americanos. Por outro lado, o governo instaurado por Fidel desde o início da revolução também foi manchado por mortes a opositores, censura e outras violações aos direitos humanos.
Disponível em: guiadoestudante.abril.com.br (acesso em 06 ago. 2017)
A respeito da Revolução Cubana, seus antecedentes, legado e reflexos na América Latina, é correto afirmar que
Questão 47 302803
UNIVESP 2017/2Leia o texto para responder à questão.
Trump assina decreto que altera política americana com Cuba
São Paulo e Washington – O presidente Donald Trump defendeu o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba e condicionou avanços na relação bilateral a mudanças políticas na ilha na direção de eleições livres, libertação de presos políticos e respeito à liberdade de expressão. “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração com Cuba”, declarou em discurso realizado nesta sexta-feira, 16, em Miami.
Apesar da declaração, Trump reviu apenas questões pontuais da política anunciada por Barack Obama no dia 17 de dezembro de 2014. As mudanças acabam com a possibilidade de viagens individuais para a ilha e proíbem gastos em estabelecimentos turísticos controlados pelo Exército e pelos setores de inteligência e segurança do país. “Lucros provenientes do turismo foram diretamente para as forças armadas”, afirmou.
Além da reversão desses pontos, a grande transformação foi de tom e na sinalização do futuro da relação bilateral. Enquanto Obama defendeu o levantamento do embargo, Trump prometeu reforçá-lo. A agressividade retórica contra o governo de Raúl Castro também indica uma desaceleração do ritmo de normalização das relações bilaterais.
Um dos objetivos do novo acordo, explicou Trump, é garantir que a população cubana seja beneficiada diretamente. O presidente norte-americano, entretanto, buscou frisar que ‘atrocidades’ cometidas desde o início do regime dos irmãos Castro não serão toleradas e insinuou que o governo de Barack Obama negligenciou a prática de crimes contra a população da ilha.
<http://tinyurl.com/y8ol93q4> Acesso em: 17/06/2017. Adaptado.
Sobre as mudanças propostas pelo presidente Donald Trump relacionadas às relações com Cuba, pode-se afirmar corretamente que elas
Pastas
06