Questões de Geografia - Geral - América - América do Sul
259 Questões
Questão 25 10708235
FDF 2024'Equador temia virar Venezuela e agora parece Colômbia dos anos 1980'
Alícia Hernández
Role, BBC News Mundo
12 agosto 2023
A violência era um dos temas da
agenda eleitoral no Equador. Mas
após o assassinato do candidato
Fernando Villivicencio, nesta quarta-
fera (9/8), ela dominou o debate
de campanha rumo às eleições
presidenciais de 20 de agostn.
Vilavicenaão foi morto a tiros
após um comício em Quito, pouco
antes de entrar em seu veiculo.
Disponivel em: birpaeé ru bbe com portuguese “articles “exidriciireo Acesso em: 15 out 223
O assassinato do então candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio a poucos dias das eleições, oferece um retrato atual da fragilidade institucional que acontece no país.
Orientado por seus conhecimentos sobre o tema e pela notícia ao lado, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 19 9340267
UESB 2° Dia 2023Em 2022, Brasil, Argentina e Paraguai assinaram uma carta destinada ao Uruguai alertando sobre o descontentamento do pedido uruguaio de adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceira Transpacífica (CPTPP) – tratado que estabelece livre comércio entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
Assinale a alternativa que justifica corretamente o descontentamento dos três países sul-americanos com o Uruguai.
Questão 63 8485893
UNICAMP 1° Fase 2023Sobre os debates entre os Governos do Mercosul, é importante destacar que existem instâncias de construção de memórias regionais. Estas experiências acompanham os processos de verdade e justiça que estão em andamento nos países para revisar, investigar e julgar os crimes de lesa-humanidade cometidos, no passado, pelo Estado. Nesta linha, os lugares de Memória são instâncias que buscam transformar certas marcas a fim de evocar memórias e torná-las inteligíveis ao situá-las no contexto de um relato mais amplo.
(Adaptado de: MERCOSUL. Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH). Princípios fundamentais para as políticas públicas sobre lugares de memória. Buenos Aires: Mercosul, p. 5, 2012.)
A partir do excerto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Questão 81 9528402
UnB - PAS 2021/3Desde que foram inventadas, no século XIX, em consequência do trabalho do físico italiano Alessandro Volta, as baterias são formadas por três partes. Têm um eletrodo (polo) negativo, um eletrodo positivo e um líquido especial separando-os. Esse líquido, chamado eletrólito, contém elementos químicos eletricamente carregados (íons) que transitam de um polo para outro. É assim nas baterias de chumbo-ácido, desenvolvidas em 1859 e ainda hoje usadas em carros movidos a combustível, e nas baterias dos celulares.
Ricardo Zorzetto. Criadores de um mundo recarregável. In: Revista FAPESP.
No caso das baterias de chumbo-ácido, o eletrólito é formado por uma solução aquosa de ácido sulfúrico, geralmente a 30% em massa e com densidade de 1,28 g/mL, enquanto os eletrodos apresentam composição química variável durante o processo de descarregamento e carregamento, conforme mostrado na figura a seguir.
Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o item.
A Bolívia tem sofrido uma série de golpes de Estado em razão de suas reservas de lítio, que é um mineral utilizado na produção de baterias de carros elétricos, de aparelhos celulares, entre outros equipamentos eletroeletrônicos, sendo uma matéria-prima estratégica para a moderna indústria de alta tecnologia dos países desenvolvidos.
Questão 34 5255724
CESUPA 2021Observe a figura
A figura faz uma analogia com um aspecto do cenário econômico atual.
Associando os seus conhecimentos sobre esse tema, na análise desse contexto, a questão em destaque é a:
Questão 6 10635214
FDF C. Gerais 2020O país enfrenta, novamente, uma profunda crise econômica e social. Em 2018, a pobreza no país atingiu 32% das pessoas; os sem-teto já eram 6,7% da população. Estima-se que ao final de 2019 esses valores possam chegar a 38% e 10%, respectivamente. A inflação, que é uma das mais altas do mundo, deve chegar este mês a 6% e este ano a 55%.
A crise piorou após as eleições primárias, em agosto, quando a chapa de Alberto Fernández conquistou 47% dos votos, mais do que os 45% necessários para ganhar as eleições gerais em primeiro turno.
Com o resultado das eleições primárias, o dólar disparou e o risco-país aumentou. O presidente do país anunciou, ainda em agosto, o congelamento por 90 dias do preço da gasolina, bônus salariais para os trabalhadores, aumentos nas ajudas sociais e descontos nos impostos.
(Marieta Cazarré. https://agenciabrasil.com.br, 19.09.2019. Adaptado.)
Os dados apresentados tratam
Pastas
06