Questões de Geografia - Geral
Oficialmente, na atualidade, o país mais populoso do mundo é
Quando Joe Biden disse na última segunda-feira (16.08.2021) que era um erro “lutar indefinidamente num conflito que não é do interesse nacional dos Estados Unidos”, ele fez mais do que dar uma desculpa para a retirada de seus militares do Afeganistão, que deixou milhões de pessoas sob o controle do Taleban. Nas entrelinhas, o que Biden disse foi que o tal “interesse nacional dos Estados Unidos” não reside mais no mundo árabe. Até bem pouco tempo atrás, nenhum presidente americano sonharia com um argumento desses.
(www.folha.uol.com.br, 18.08.2021. Adaptado.)
Considerando o excerto e conhecimentos sobre a geopolítica mundial, o interesse dos Estados Unidos no mundo árabe foi pautado
Observe os mapas:
Sobre o processo de perdas territoriais do México e o aumento do território dos Estados Unidos da América, no século XIX:
I. As tratativas sobre os territórios foram pacíficas, tendo apenas sido paga uma indenização por parte do governo dos Estados Unidos da América.
II. Na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), o México foi derrotado e cedeu os territórios do Texas, da Califórnia e do Novo México para os Estados Unidos.
III. Por causa das derrotas e tendo o Rio Grande como novo limite de fronteira entre os dois países, o México perdeu aproximadamente 40% de seu território.
Mapa 1 - Território do México no século XIX
Mapa 2 - Expansão dos Estados Unidos da América
Marque a alternativa correta:
Vale do Silício — Estados Unidos
Essa importante área dos Estados Unidos concentra principalmente indústria do setor
O presidente Trump assinou legislação autorizando sanções dos EUA contra autoridades chinesas responsáveis pela repressão aos muçulmanos na província de Xinjiang. E, em entrevista ao Wall Street Journal, Trump disse acreditar que a China pode ter incentivado a propagação internacional do vírus [novo coronavírus] como uma maneira de desestabilizar as economias concorrentes. O governo Trump também tem como alvo empresas chinesas, em particular a gigante chinesa de telecomunicações Huawei, que Washington diz estar sendo usada para ajudar Pequim a espionar seus clientes. A China nega isso, assim como a Huawei. Mas a posição dura do presidente Trump sobre a China e a Huawei pode ter sido parte de uma manobra política para ser reeleito - pelo menos de acordo com um novo livro do ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton.
Fonte: VASWANI, Karishma. ‗Guerra fria‘ entre Estados Unidos e China é ‗ameaça global maior que coronavírus‘. BBC News – Brasil, Junho de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53127244 Acesso em: 16 out. 2020.
A cerca do conflito entre Trump, governo chinês e a Huawei infere-se que:
Posturas e concepções presentes nos movimentos religiosos, como a ideia de que existem povos escolhidos e abençoados por Deus, passariam a povoar o imaginário coletivo da nação que se acreditava eleita para um destino glorioso. A fé nas instituições livres e democráticas também se intensificava. A partir disso, desenvolveu-se a ideia de “destino manifesto”: seria uma missão espalhar a concepção de sociedade norte-americana para as regiões vistas como carentes e necessitadas de ajuda.
KARNAL, L. et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2013.
O projeto de posicionamento geopolítico exposto no texto fundamentava-se na articulação entre