Questões de Geografia - Geral - América - México
41 Questões
Questão 8 6927419
URCA 2° Dia 2022/1Observe os mapas:
Sobre o processo de perdas territoriais do México e o aumento do território dos Estados Unidos da América, no século XIX:
I. As tratativas sobre os territórios foram pacíficas, tendo apenas sido paga uma indenização por parte do governo dos Estados Unidos da América.
II. Na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), o México foi derrotado e cedeu os territórios do Texas, da Califórnia e do Novo México para os Estados Unidos.
III. Por causa das derrotas e tendo o Rio Grande como novo limite de fronteira entre os dois países, o México perdeu aproximadamente 40% de seu território.
Mapa 1 - Território do México no século XIX
Mapa 2 - Expansão dos Estados Unidos da América
Marque a alternativa correta:
Questão 74 3643161
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2020As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepéti e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.
ANGELO, C. Disponível em: http://super.sbril. com.br. Aca0s0 em: 24 out. 2016 (adaptado)
A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de
Questão 29 2780495
FCMSCSP - Santa Casa Medicina 2019De acordo com certas estimativas, os lares mexicanos consagram cerca de 14% de seus salários para satisfazer as exigências de funcionários corruptos – número que sobe para 33% nas famílias que recebem um salário mínimo. Do lado das empresas, mais de um terço declara ter pago propina para obter um contrato público e 36,7% para obter uma simples ligação de água corrente.
(Renaud Lambert. “México: a tentação de ter esperança”. Le monde diplomatique Brasil, junho de 2018.)
Os dados estatísticos apresentados pelo texto
Questão 37 601525
FMC 2017/2Analise o texto a seguir:
Bem antes de Donald Trump tomar posse como presidente dos Estados Unidos, era evidente que sua campanha antimexicana não buscava raízes em uma análise econômica qualquer, mas respondia a interesses políticos: tirar proveito do sentimento nacionalista norte-americano. O conteúdo de sua mensagem, suas técnicas de comunicação e sua propaganda se inspiram na teoria do espaço vital, formulada pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel: de acordo com essa teoria, o expansionismo e o imperialismo se justificam desde que permitam ao Estado assegurar o bemestar de sua população.
LÓPEZ OBRADOR, A. Não somos uma colônia dos Estados Unidos. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 10, n. 117, abr. 2017, p. 24. Adaptado.
Uma evidência do conteúdo da mensagem de campanha de Donald Trump em relação ao México encontra-se na seguinte ação do governo estadunidense:
Questão 94 93974
UnB 1° Dia 2013/2 A fronteira de quatro mil quilômetros entre o México e os
Estados Unidos é um dos limites entre os mundos desenvolvido e
subdesenvolvido. É também a fronteira entre a América
Anglo-Saxônia e a América Latina. Mas é também uma fronteira
marcada pela tensão e pelos conflitos, a chamada Cortina da
Tortilha, composta de barreiras, fossos, muros rapidamente
construídos, para deter o imigrante hispânico, e, em seguida,
abandonados, inacabados. É fácil cruzar a fronteira ali onde o rio
secou ou onde o deserto é ermo. Difícil é chegar ao outro lado. Mas
a vontade do trabalhador é forte. Essa fronteira, dizem muitos dos
que a cruzam, não é, na realidade, uma fronteira, mas uma cicatriz.
Ter-se-á fechado para sempre? Ou voltará a sangrar um dia?
Carlos Fuentes. O espelho enterrado – reflexões sobre a Espanha e o Novo Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001, p. 343 (com adaptações).
A partir do texto acima e dos assuntos que ele suscita, julgue o próximo item.
No século XX, a emigração de mexicanos para os EUA faz parte das estratégias adotadas pela população menos favorecida, para enfrentar problemas socioeconômicos. Com diferentes intensidades, esse fenômeno afeta a América Latina como um todo, somando-se às motivações econômicas as questões políticas.
Questão 21 150963
UNICID 2012Observe a imagem.
A imagem evidencia um importante paradoxo do mundo contemporâneo. Em síntese, essa imagem pode ser associada
Pastas
06