
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Geral
Questão 66 6983353
FUVEST 2022A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.
Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:
Questão 65 180812
USP 2016Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é
Questão 43 6767122
UFRR 3° Etapa 2022Analise as assertivas a seguir:
I. O Mercosul inicialmente foi constituído pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de ampliar e integrar os respectivos mercados nacionais, considerado como condição para acelerar os processos de desenvolvimento econômico com justiça social.
II. Entrou em vigor, recentemente, um novo acordo entre Estados Unidos-México-Canadá (do inglês United States-Mexico-Canada Agreement – USMCA), que substitui o NAFTA, cujo objetivo é construir um comércio mutuamente benéfico, levando a mercados mais livres e justos que, consequentemente, promova crescimento econômico na região.
III. O principal motor da economia europeia é o mercado único que permite apenas a livre circulação de bens, serviços e capitais, enquanto as pessoas seguem com restrições de circulação livre dentro do bloco.
A partir disso é possível afirmar que:
Questão 35 6894353
UPF Inverno 2021Sobre as características naturais dos continentes, relacione as colunas.
1. Possui as terras mais altas do mundo; grande extensão territorial de norte-sul, o que permite climas do polar ao equatorial; diversidade de vegetação.
2. Predomínio de relevos antigos e desgastados; algumas regiões, sob ação tectônica, formam imponentes montanhas; tanto a norte quanto ao sul, apresenta as mesmas paisagens naturais; vastas áreas desérticas
3. Apresenta terras situadas totalmente no hemisfério setentrional; litoral bastante recortado em decorrências de glaciações; rios, em geral, não são de grande extensão, mas bastante utilizados para navegação
4. Grande extensão territorial; diversidade climática e vegetal; irrigado por rios e cursos d’água que constituem bacias hidrográficas importantes
( ) Europeu
( ) Americano
( ) Asiático
( ) Africano
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questão 32 7201339
UNIFAN Medicina 2017/2Para estudar o mundo, é necessário regionalizar, ou seja, dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum.
1. A divisão do mundo em continentes é uma das formas de regionalização do espaço mundial, sendo a América um deles.
2. Do ponto de vista histórico-social, o Continente Americano é regionalizado em América AngloSaxônica e América Latina.
3. A América Anglo-Saxônica abrange os seguintes países: Estados Unidos, Canadá e Cuba.
4. Quanto aos aspectos físicos o Continente Americano é dividido nas seguintes partes: América do Norte, América do Sul e América Central, da qual o Brasil é parte.
A diferença entre a soma do(s) número(s) da(s) sentença(s) falsa(s) e verdadeira(s) é:
Questão 46 302800
UNIVESP 2017/2Leia o texto para responder à questão.
Trump assina decreto que altera política americana com Cuba
São Paulo e Washington – O presidente Donald Trump defendeu o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba e condicionou avanços na relação bilateral a mudanças políticas na ilha na direção de eleições livres, libertação de presos políticos e respeito à liberdade de expressão. “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração com Cuba”, declarou em discurso realizado nesta sexta-feira, 16, em Miami.
Apesar da declaração, Trump reviu apenas questões pontuais da política anunciada por Barack Obama no dia 17 de dezembro de 2014. As mudanças acabam com a possibilidade de viagens individuais para a ilha e proíbem gastos em estabelecimentos turísticos controlados pelo Exército e pelos setores de inteligência e segurança do país. “Lucros provenientes do turismo foram diretamente para as forças armadas”, afirmou.
Além da reversão desses pontos, a grande transformação foi de tom e na sinalização do futuro da relação bilateral. Enquanto Obama defendeu o levantamento do embargo, Trump prometeu reforçá-lo. A agressividade retórica contra o governo de Raúl Castro também indica uma desaceleração do ritmo de normalização das relações bilaterais.
Um dos objetivos do novo acordo, explicou Trump, é garantir que a população cubana seja beneficiada diretamente. O presidente norte-americano, entretanto, buscou frisar que ‘atrocidades’ cometidas desde o início do regime dos irmãos Castro não serão toleradas e insinuou que o governo de Barack Obama negligenciou a prática de crimes contra a população da ilha.
<http://tinyurl.com/y8ol93q4> Acesso em: 17/06/2017. Adaptado.
De acordo com o trecho: “O presidente Donald Trump defendeu o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba e condicionou avanços na relação bilateral a mudanças políticas na ilha na direção de eleições livres, libertação de presos políticos e respeito à liberdade de expressão.”, pode-se afirmar corretamente que