Questões de Geografia - Geral - América - Sociedade e População
25 Questões
Questão 63 8485893
UNICAMP 1° Fase 2023Sobre os debates entre os Governos do Mercosul, é importante destacar que existem instâncias de construção de memórias regionais. Estas experiências acompanham os processos de verdade e justiça que estão em andamento nos países para revisar, investigar e julgar os crimes de lesa-humanidade cometidos, no passado, pelo Estado. Nesta linha, os lugares de Memória são instâncias que buscam transformar certas marcas a fim de evocar memórias e torná-las inteligíveis ao situá-las no contexto de um relato mais amplo.
(Adaptado de: MERCOSUL. Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH). Princípios fundamentais para as políticas públicas sobre lugares de memória. Buenos Aires: Mercosul, p. 5, 2012.)
A partir do excerto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Questão 32 7032067
UNIVESP 2018/2Há cinco anos, morria o ex-presidente Hugo Chávez, um nome populista que promoveu melhorias na qualidade de vida dos venezuelanos, principalmente para as classes mais pobres. Quem assumiu o poder desde então foi Nicolás Maduro, que tentou aplicar em seu governo a mesma política de Chávez. As condições que o atual presidente encontrou, no entanto, eram bem diferentes das de quando Hugo assumiu: o preço do barril de petróleo, base da economia da Venezuela, baixou. Medidas de controle estatal próprias do chavismo, modelo de socialismo inspirado pelo bolivarianismo, mostraram-se insustentáveis dentro de um contexto de crise política e econômica.
(https://www.opovo.com.br. Adaptado)
A crise na Venezuela apresenta, como uma de suas consequências,
Questão 57 903554
ENEM PPL 1° Dia 2018A recente crise generalizada que se instalou na primeira república negra do mundo não pode ser entendida de forma pontual e simplória. É necessário compreender sua história, marcada por intervenções, regimes ditatoriais, corrupção e desastres ambientais, originando a atual realidade socioeconômica e política do Haiti.
MORAES, I. A.; ANDRADE, C. A. A.; MATTOS, B. R. B. A imigração haitiana para o Brasil: causas e desafios. Conjuntura Austral, n. 20, 2013.
No contexto atual, os problemas enfrentados pelo Haiti resultaram em um expressivo fluxo migratório em direção ao Brasil devido ao seguinte fato:
Questão 67 13125375
UECE 2ª Fase 2° Dia 2017/1Na obra Iberoamerica: un area cultural heterogénea, o pesquisador Francisco L. Fernandez, apresenta a participação indígena na formação das populações atuais em vários países americanos. Atente aos seguintes dados extraídos dessa obra:
México – 29% de população indígena, 15,5% branca e 0,5% negra.
Bolívia – 65% de população indígena, 10% branca e 25% mestiça.
Peru – 46% de população indígena, 15% branca e 38% mestiça.
Argentina – 2% de população indígena, 86% branca e 12% mestiça.
Estados Unidos – 0,7% de população indígena, 79% branca e 12% negra.
FERNANDEZ, Francisco Lizcano. Iberoamerica: un area cultural heterogénea. Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México, 2007. P.77-95.
A partir dos dados expostos, é correto dizer que
Questão 37 601525
FMC 2017/2Analise o texto a seguir:
Bem antes de Donald Trump tomar posse como presidente dos Estados Unidos, era evidente que sua campanha antimexicana não buscava raízes em uma análise econômica qualquer, mas respondia a interesses políticos: tirar proveito do sentimento nacionalista norte-americano. O conteúdo de sua mensagem, suas técnicas de comunicação e sua propaganda se inspiram na teoria do espaço vital, formulada pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel: de acordo com essa teoria, o expansionismo e o imperialismo se justificam desde que permitam ao Estado assegurar o bemestar de sua população.
LÓPEZ OBRADOR, A. Não somos uma colônia dos Estados Unidos. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 10, n. 117, abr. 2017, p. 24. Adaptado.
Uma evidência do conteúdo da mensagem de campanha de Donald Trump em relação ao México encontra-se na seguinte ação do governo estadunidense:
Questão 50 11390579
UNICAMP 1ª Fase C. Gerais 2024As projeções de população são importantes para o cálculo dos indicadores sociodemográficos que fornecem subsídios para a formulação de políticas públicas. Segundo as Nações Unidas, o mundo atingiu a cifra de 8 bilhões de habitantes em 2022, devendo atingir 9,7 bilhões em 2050. Ainda que a população mundial continue a aumentar, a dinâmica demográfica varia entre as regiões do mundo. Nesse contexto, Estados Unidos da América (EUA) e Nigéria passam por mudanças demográficas com reflexos socioeconômicos significativos.
(United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2022). Probabilistic Population Projections based on the World Population Prospects 2022. Disponível em: http://population.un.org/wpp/. Acesso em 25/08/2023.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre dinâmica populacional e considerando o gráfico, assinale a alternativa correta.
Pastas
06