Questões de Geografia - Geral - Ásia - China
241 Questões
Questão 27 14530011
UEMA PAES 2025Os textos a seguir divulgam a intenção de cada país em propagar sua liderança perante os demais países.
Texto I
As Olimpíadas de Pequim mostraram ao mundo o poderio econômico e o político da nova China. Enquanto o mundo vivia as consequências da crise de 2008, o país asiático exibia uma organização impecável, provando que sua economia não havia se abalado. Assim como a Alemanha de 1936, os chineses não pouparam gastos em Pequim – o orçamento pode ter superado os 42 bilhões de dólares, embora os números precisos não tenham sido divulgados pelo governo local. De olho no esporte como ferramenta propagandística, a China vem seguindo os passos do antigo bloco socialista e investindo pesadamente no setor, organizando um sistema esportivo quase militar.
https://exame.com/mundo/a-geopolitica-das-olimpiadas
Texto II
Para não mostrar os Estados Unidos atrás da China no quadro de medalhas das Olimpíadas de Tóquio, a imprensa americana mudou a forma de exibir os países, com mais pódios: a regra agora é mostrar a classificação pelo total de medalhas, não pelo número de ouros. A mudança independe do espectro ideológico do veículo de comunicação: tanto os jornais mais liberais quanto a rede de televisão conservadora mostram os EUA à frente da China, apesar de os americanos terem menos ouros. A Carta Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI) veda um ranking de medalhas de países, mas, no site oficial da Tóquio 2020, há uma contagem de medalhas olímpicas que mostra a China em 1º lugar.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/05/imprensa-americana-muda-criterio-do-quadro-de-medalhas-da-olimpiada-para-mostrar-eua-a-frente-da-china.ghtml (adaptado)
Considerando os dois textos e a geopolítica dos países, o leitor depreende, em relação às grandes potências, a utilização das Olímpiadas para
Questão 25 14029552
UEA - SIS 3º Serie 2025/2027 2024A China criou seu maior fundo de investimento estatal em semicondutores, com valor de US$ 47,5 bilhões (cerca de R$ 245 bilhões). Pequim estabeleceu uma meta para que a China se torne líder global em uma ampla gama de setores, incluindo inteligência artificial (IA), 5G sem fio e computação quântica.
(www.cnnbrasil.com.br, 27.05.2024. Adaptado.)
Um dos objetivos do governo chinês com o fundo de investimento citado no excerto é
Questão 26 11036130
UTFPR Verão 2024O Mar do Sul da China é uma área com intensos fluxos comerciais, de alta rentabilidade e com localização estratégica valorosa. Esses elementos compõem o palco de uma balança de poder e dissuasão próprias, que acabam movimentando e tensionando as relações entre as nações. Nesse contexto, nas últimas décadas, temos testemunhado uma rivalidade geopolítica crescente entre os Estados Unidos e a China, à medida que ambas as nações buscam influência global e poder. Essa rivalidade se manifestou em várias áreas, incluindo comércio, tecnologia e influência regional. Um dos principais pontos de tensão é a disputa territorial em que a China está envolvida no Mar da China Meridional.
Quais são as principais reivindicações territoriais da China nessa região disputada?
Questão 14 10708180
FDF 2024China divulga novo mapa com território ampliado e gera protestos de vizinhos
MANILA (FILIPINAS) | REUTERS - O mapa foi divulgado na segunda (28) pelo Ministério de Recursos Naturais chinês. Pequim diz que o novo traçado é baseado em documentos históricos e que foi estabelecido com "critérios racionais". Segundo o regime chinês, desde 2006 o país publica anualmente novas versões de seu mapa para "corrigir problemas".
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/09/china-divulga-novo-mapa ampliado-e-gera-protestos-de-vizinhos.shtml. Acesso em: 12 out. 2023.
Como mostrado no texto ao lado, nos últimos anos, a China vem, recorrentemente, divulgando novas versões daquilo que considera as fronteiras e os limites de seu território, quase sempre com novas incorporações continentais e marítimas.
Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA
Questão 17 10870285
APMBB 2023Consolidando uma tendência prevista há algumas décadas, em 2023 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que a Índia ultrapassou a China e assumiu o posto de país mais populoso do mundo. A esse respeito, analise o gráfico.
Total da população na China e na Índia entre 1970-2022 e projeções para 2023-2100
(www.un.org., 2023. Adaptado.)
Considerando o período entre 1980 e 2020 e levando em conta as realidades populacionais de China e Índia, um fator determinante que contribuiu para a troca de posição entre os dois países mais populosos do mundo foi
Questão 82 10324591
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023TEXTO I
Com uma população de 25 milhões de habitantes (cerca de 60% de minorias muçulmanas, principalmente da etnia Uigur), Xinjiang é uma região estratégica para a China. Faz fronteira com oito países, é uma artéria crucial do megaprojeto de infraestrutura chinês Cinturão e Rota e tem as maiores reservas nacionais de carvão e gás natural.
NINIO, M. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 5 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Dentre as províncias da Região Oeste, Xinjiang se destaca ao receber mais de 1,7 milhão de migrantes entre 2000 e 2010. O principal motivo desse fluxo migratório é que o governo fornece subsídios à população visando aumentar a proporção de chineses da etnia Han em relação à população local de etnias turca e muçulmana.
ALVES, F.; TOYOSHIMA, S. Disparidade socioeconômica e fluxo migratório chinês: interpretação de eventos contemporâneos segundo os clássicos do desenvolvimento. Revista de Economia Contemporânea, n. 1, jan.-abr. 2017 (adaptado).
A política demográfica para a província mencionada nos textos é parte da seguinte ação estratégica do governo chinês:
Pastas
06