Questões de Geografia - Geral - Economia - Blocos Econômicos
696 Questões
Questão 28 12642988
UEA - SIS 3ª Etapa 2024/2026Negociado por mais de 20 anos, o acordo União Europeia-Mercosul teve um anúncio de conclusão geral em 2019, mas ainda há um longo caminho para sua efetiva entrada em vigor. Isso porque o tratado precisa ser ratificado e internalizado por cada um dos Estados integrantes dos dois blocos econômicos. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br, 04.07.2023. Adaptado.)
O acordo entre os dois blocos econômicos tem como objetivo
Questão 61 11697011
ACAFE Medicina - Verão 2024O continente africano como um todo não está plenamente integrado à economia mundial, à medida em que o fluxo de capitais produtivos é um dos mais baixos do mundo e há uma concentração de investimentos em poucos países.
Sobre a inserção da África à economia mundial, é CORRETO afirmar que:
Questão 39 11409703
São Leopoldo (Mandic) 2024/1O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) foi inspirado pelo sucesso da Comunidade Econômica Europeia (1957-1993) na eliminação de tarifas para estimular o comércio entre seus membros. Os proponentes argumentavam que estabelecer uma área de livre comércio na América do Norte traria prosperidade através do aumento do comércio e da produção, resultando na criação de milhões de empregos bem remunerados em todos os países participantes.
Sobre o NAFTA, assinale a alternativa verdadeira.
Questão 58 10772218
ACAFE Medicina - Verão 2024Apesar de não funcionar como um bloco econômico que estabelece livre circulação de mercadorias e tarifas externas comuns, os BRICS concentram uma parte considerável e crescente parcela da população mundial e podem representar um eixo geopolítico, concentrado no chamado Sul-Global ao estabelecerem parcerias em âmbitos diversos. No ano de 2023, o grupo passou por uma expansão com a entrada de seis membros (novos BRICS).
Marque 1 para membros fundadores dos BRICS e 2 para novos BRICS.
( ) China.
( ) Irã.
( ) Etiópia.
( ) Argentina.
( ) Rússia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Questão 29 10362356
UEA - Geral 2023Leia o tuíte do perfil Mercosul, publicado em 26.03.2023.
(https://twitter.com. Adaptado.)
O Tratado de Assunção é um acordo fundamental para a integração do bloco econômico do Mercosul porque implementou
Questão 65 10324570
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023TEXTO I
Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.
ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).
TEXTO II
A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.
MAIO, M. C.; CALAÇA, €. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).
Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em
Pastas
06