Questões de Geografia - Geral - Economia - Redes de transporte e de comunicação
164 Questões
Questão 32 10375699
UEA - Geral 2023Examine a charge “Armas modernas”, do cartunista cubano Miguel Morales, que trata da importância das redes sociais.
(www.dw.com. Adaptado.)
No que se refere ao uso das redes sociais, o instrumento de guerra retratado na charge faz menção
Questão 65 10324570
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023TEXTO I
Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.
ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).
TEXTO II
A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.
MAIO, M. C.; CALAÇA, €. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).
Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em
Questão 63 10324559
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023Produtores rurais europeus são antigos opositores de um grande acordo com o Mercosul. Na visão deles, existe um nítido risco de concorrência desleal, pois, na Europa, é preciso seguir regras mais rígidas de produção, o que encarece o processo. Assim, eles não conseguiriam competir com os preços, por exemplo, da carne brasileira e teriam seus negócios ameaçados. Por outro lado, o setor industrial europeu se mobiliza a favor do acordo, uma vez que as reduções de tarifas no comércio internacional dariam maior acesso ao mercado sul-americano. Um exemplo é o setor automotivo europeu, que prevê maior participação e concorrência nos países do Mercosul caso o acordo siga em frente.
ROUBICEK, M. Como o risco ambiental afeta o acordo entre Mercosul e União Europeia. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 25 out. 2021.
No contexto do acordo citado, os dois grupos econômicos europeus defendem, respectivamente, a
Questão 63 9425776
ACAFE Verão 2023Sobre o espaço geográfico e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é CORRETO afirmar:
Questão 56 6716162
USS (Univassouras) 2022/1NOVA ROTA DA SEDA AVANÇA PARA A AMÉRICA LATINA
Inspirada na antiga Rota da Seda, uma nova iniciativa de revitalizar esse caminho está a pleno vapor. Completa cinco anos neste mês o projeto batizado como “Um cinturão, uma rota”, que prevê, em 30 anos, erguer obras de infraestrutura e acesso da China à Ásia, à África e à Europa. E, mais recentemente, também avançando para a América Latina. Para alcançar essa dimensão, as projeções apontam para US$ 1,3 trilhão em investimentos.
Com novas rotas de trem e melhores portos nesses continentes, além de reforços na área de energia e telecomunicações, o governo de Xi Jinping pretende promover uma revolução logística mundo afora. E, depois dos avanços já concretizados - sobretudo na Ásia e na África -, o foco, agora, são os países latinoamericanos.
Adaptado de jornaldocomercio.com. Acesso em 21/07/2021.
Considerando a rede espacial que está sendo implantada para a “Nova Rota da Seda”, identifica-se que um dos objetivos prioritários do empreendimento chinês é:
Questão 24 6122738
UEA - SIS 2° Etapa 2021A partir do término da Segunda Guerra Mundial, ocorreu uma desconcentração da produção industrial, internamente nos países e entre eles. As indústrias multinacionais se espalharam pelo mundo, atraídas para regiões menos saturadas e que apresentavam baixos custos de infraestrutura e mão de obra.
(Elian Alabi Lucci. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia, 2011. Adaptado.)
A desconcentração industrial, descrita no excerto, foi estimulada
Pastas
06