
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Geral
Questão 36 8416499
UNISC Medicina Verão 2023O Catar, até a década de 1940, era um país muito pobre. Suas atividades econômicas limitavam-se, praticamente, à criação de camelos e à pesca de peixes e pérolas. Em 1971, tornou-se independente do Reino Unido e, atualmente, se notabiliza pela elevada renda per capita e pelos investimentos na indústria.
Essa rápida transformação econômica deve-se, basicamente
Questão 46 9827195
UFMS PSV 2023Dentre os principais modelos de produção nas cadeias produtivas industriais, destaca-se o Toyotismo.
Assinale a alternativa que corresponde ao Toyotismo.
Questão 29 7337697
UNIVESP 2022Leia trecho do romance Tempos Difíceis, de Charles Dickens, publicado em 1854.
Estêvão inclinou-se sobre o tear, calmo, atento e laborioso. Como todos os homens na floresta de teares, onde trabalhava, Estêvão formava contraste estranho com o rumor, o barulho e a agitação das peças do mecanismo a que fora destinado. Havia centenas de operários na fábrica e a força de centenas de cavalos-vapor. Fez-se dia rapidamente, mostrando-se no exterior, apesar das luzes prepotentes do interior. Apagaram-se as luzes e o trabalho continuou. No vasto pátio externo, o vapor do tubo de descarga, o montão de tonéis e ferros velhos, o depósito luzidio de carvão, as cinzas espalhadas por todo lado, estavam envolvidos em véu de névoa e chuva.
O trabalho prosseguiu ao som das sinetas do meio-dia. Novo tropel pelo calçamento. Os teares, as rodas, os operários saíram todos da engrenagem por uma hora.
(Apud Edgar de Decca e Cristina Meneguelo. Fábricas e homens, 1999. Adaptado.)
No excerto, o escritor Charles Dickens refere-se
Questão 37 7599525
UNEB 1° Dia 2022/2Assinale a alternativa que preenche, na ordem correta, as lacunas a seguir
“A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do __________________ [...]. Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do Norte ___________________; de outro, os países do sul _____________. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul."
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/regionalizacaosocioeconomica-espaco-mundial.htm. Acesso em: 15 jun. 2022.
Questão 54 5102192
UERJ 2021Parasita, filme do sul-coreano Bong Joon-ho estreou no Brasil em novembro de 2019 e foi ganhador do Oscar de 2020. Sucesso de bilheteria onde foi exibido, a trama se passa na Coreia do Sul, na atualidade, e aborda a relação entre duas famílias, os Kim, que são pobres e vivem num porão, e os Park, abastados e habitantes de uma mansão luxuosa. Os primeiros irão se “infiltrar” um a um na vida da família rica, empregando-se em diferentes funções de seu cotidiano. Parasita é uma história sobre o capitalismo, segundo declara o próprio diretor, tal qual são outros de seus filmes. É a distopia na qual vive a Coreia do Sul e o mundo. “Antes de ser um grande termo sociológico, o capitalismo é apenas a nossa vida”, diz Bong.
Adaptado de nexojornal.com.br, 16/11/2019.
Casa da família Kim
Casa da família Park
A partir da observação das imagens e da leitura do texto, pode-se apontar a seguinte contradição do desenvolvimento capitalista:
Questão 35 6731883
UNIFENAS Tarde 2021O crescimento industrial mundial, que, ao longo dos anos 1960, variava entre 6 e 7% ao ano, despencou nos anos 1970 para uma taxa média de 2,5% ao ano. Essa ruptura é primeiro observada nos Estados Unidos, difundindo-se depois para a Europa. (...).Muitos analistas consideram que a causa principal da crise do fordismo esteja no colapso da demanda, principalmente de bens de consumo duráveis. E atribuem esse colapso não à estagnação dos rendimentos e à diminuição do emprego nesses países, mas a um esgotamento de um determinado padrão de consumo. (...).
O modelo Fordista de produção marcado por um processo de crise na década de 70 aos poucos vai sendo substituído pelagradativa implementação de um novo paradigma industrial, baseado na “automação flexível”, que convive com a produção de pequenas séries destinadas a mercados menores e segmentados, além do fim do trabalho especializado numa só função pois, devido à instabilidade econômica constante, o trabalhador precisa aprender a se adaptar, a todo momento, a outras funções, ou seja, ser multifuncional, polivalente, "empregável" e flexível como a produção exige. (..).
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/relato/4470_Relato_Sergio_definitivo.pdf http://revistaprincipios.com.br/artigos/23/cat/2378/ascens%C3%A3o-e-queda-do-fordismo.html. Acesso em: 21.jul.2019. Com adaptação.
Qual alternativa indica corretamente o modelo de produção e um dos seus aspectos característicos enquanto novo paradigma industrial que vai substituir o modelo fordista em crise na década de 1970?