
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Geral
Questão 62 6746849
UECE 1ª Fase 2022No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno
Questão 12 6828251
OBB 2022Leia o texto abaixo e responda a questão.
Cientistas recebem US$ 15 milhões para ressuscitar mamute extinto há 4 mil anos
Os defensores dizem que trazer de volta o mamute em uma forma alterada pode ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica
Geneticistas liderados pela George Church da Harvard Medical School, pretendem trazer o mamute peludo, que desapareceu há 4.000 anos, de volta à vida. Os esforços receberam um grande impulso com o anúncio de um investimento de US$ 15 milhões. Com o aporte, os cientistas imaginam um futuro onde o gigante da era do gelo com presas será restaurado ao seu habitat.
Os defensores dizem que trazer de volta o mamute em uma forma alterada pode ajudar a restaurar o frágil ecossistema da tundra ártica, combater a crise climática e preservar o ameaçado elefante asiático, a quem o mamute peludo – ou lanoso, como também é chamado – está mais intimamente relacionado. No entanto, é um plano ousado repleto de questões éticas.
O objetivo não é clonar um mamute — o DNA que os cientistas conseguiram extrair do mamute lanoso permanece congelado no permafrost está muito fragmentado e degradado —, mas criar, por meio da engenharia genética, um híbrido de elefantemamute vivo e ambulante que seria visualmente indistinguível de seu antecessor extinto. Segundo Church, a equipe de pesquisa analisou os genomas de 23 espécies vivas de elefantes e mamutes extintos. Os cientistas acreditam que precisarão programar simultaneamente “mais de 50 mudanças” nos genes do elefante asiático para dar a ele as características necessárias para sobreviver e prosperar no Ártico.
A reintrodução de mamutes e outros mamíferos de grande porte nesses locais ajudará a revitalizar esses ambientes e a desacelerar o degelo do permafrost e a liberação de carbono.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cientistasrecebem-us-15-milhoes-para-ressuscitar-mamute-extinto-ha-4- mil-anos/ (modificado)
Embora discutível se de fato ocorrerá, a diminuição do degelo do permafrost reduziria a liberação de bolsões de metano acumulados abaixo de espessas camadas de gelo.
O desequilíbrio ecológico que seria combatido caso esse efeito seja comprovado é o (a):
Questão 65 8077527
ENEM 1° Dia 2022A intensificação da ocupação urbana demonstrada afeta de forma imediata o(a)
Questão 24 6118070
UEA - SIS 1° Etapa 2021Observe as imagens.
As imagens retratam o fenômeno atmosférico denominado
Questão 47 7528360
UFMS PASSE - 1ª Etapa 2021-2023“SpaceX realiza com sucesso lançamento da primeira viagem só com civis ao espaço: no dia 15 de setembro de 2021, a missão chamada Inspiration4 – primeiro voo espacial humano totalmente civil a orbitar – aconteceu a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX e da espaçonave Dragon. O lançamento ocorreu na Kennedy Space Center, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos.”
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/spacexrealiza-com-sucesso-lancamento-da-primeira-viagemso-com-civis-ao-espaco/. Acesso em: 18 out. 2021. Adaptado)
Tal reportagem nos faz pensar acerca das estruturas atmosféricas, ramo muito importante para cientistas que trabalham na construção de espaçonaves, sabendo-se que sua composição varia com a altitude, pois os vários gases que entram em sua formação têm pesos diferentes.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência em que uma espaçonave ultrapassa as estruturas atmosféricas, partindo do nível do solo até o espaço.
Questão 52 1560553
UEMA 2020As autoridades tentam evitar o aumento de combustão em nossa sociedade. Leia o trecho acerca de algumas medidas tomadas a esse respeito.
Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, as autoridades de trânsito são responsáveis pela fiscalização de veículos, aplicando penalidades cabíveis aos proprietários de veículos com emissão de poluentes acima dos níveis previstos pela legislação. Desse modo, são utilizados aparelhos para aferir as emissões de poluentes dos veículos, os quais acoplados ao seu escapamento, em funcionamento, medem concentrações dos principais gases resultantes da combustão (CO2).
BRASIL - Código de Trânsito Brasileiro. LEI Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
O acréscimo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre potencializa o fenômeno natural denominado