
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Cartografia
Questão 25 6711301
UNIFIMES 2022Analise a imagem que apresenta o símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU).
Levando em conta um elemento constitutivo e um de seus aspectos representativos, o símbolo da ONU envolve a adoção de uma projeção cartográfica
Questão 6 6981063
FUVEST 2022Os mapas mostram uma parte do município de São Paulo. O mapa I refere-se à população vacinada contra Sars-Cov-2; o mapa II refere-se à taxa de mortalidade por COVID-19; e o mapa III refere-se ao Índice de Desenvolvimento Humano. Tons mais claros indicam valores menores e tons mais escuros, valores maiores.
A partir desses dados, é correto afirmar que
Questão 69 7370731
UERR 2022A rede de paralelos e meridianos concebida na Grécia Antiga recebeu valores expressos em graus, baseando-se em um sistema sexagesimal que os gregos adotaram da cultura babilônica.
O cruzamento de um paralelo com um meridiano dá origem às coordenadas geográficas e tem a finalidade de
Questão 27 5313422
UFVJM 2021No sistema de coordenadas geográficas, a latitude apresenta uma variação de 0º a 90º e serve, principalmente, para a localização no planeta Terra.
Com base nessas informações, preencha as lacunas na frase abaixo:
As baixas latitudes encontram-se próximas , já as altas latitudes encontram-se .
Assinale a alternativa com as informações que respectivamente preenchem as lacunas:
Questão 50 6834840
UFMS PSV 2021A Cartografia é considerada a ciência que trata da criação, da produção, da difusão, da utilização e do estudo dos mapas. Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos no ano de 1884, com o intuito de estabelecer diferentes horários, em função do movimento de rotação da terra, sendo adotado mundialmente desde então.
Partindo desta informação, o fuso referencial para a determinação das horas é:
Questão 1 985150
UERJ 2020/1SOBRE A FORMA DA TERRA
Nesses últimos tempos, tem-se difundido na internet uma concepção sobre a forma da Terra: a Terra Plana. Na verdade, essa concepção está associada com outras ideias em conflito com o conhecimento científico atual. Afirma-se, por exemplo, que a gravidade inexiste; a Lua é autoiluminada; o Sol e os demais astros se encontram a não mais de alguns milhares de quilômetros de nós; o Sol e a Lua descrevem órbitas paralelas à superfície da Terra; as viagens espaciais são impossíveis. Negam-se, assim, a ida do homem à Lua e a existência de satélites artificiais, ao mesmo tempo que se afirmam o geocentrismo antropocêntrico e o criacionismo fixista dos 6 mil anos, segundo o qual tudo teria sido criado como é hoje há cerca de 6 mil anos.
FERNANDO LANG DA SILVEIRA
Adaptado de researchgate.net, maio/2017.
De acordo com essa concepção sobre a forma da Terra, dentre as viagens empreendidas pelos exploradores do período das Grandes Navegações, a que faz alusão Stephen Hawking, seria impossível a realização do seguinte percurso: