Questões de Geografia - Interdisciplinaridade
Levantamento do projeto MapBiomas mostra a extensão da proteção da natureza proporcionada pelos indígenas brasileiros. Nas últimas três décadas, enquanto a perda de vegetação nativa em áreas privadas foi de 20,6%, nas terras indígenas (TIs) esse número foi de apenas 1%. A pressão sobre essas áreas, porém, está crescendo. O relatório preparado para ser divulgado hoje, Dia do Índio, mostra que o desmate nesse período foi de 69 milhões de hectares, sendo que somente 1,1 milhão ocorreu nas terras indígenas (TIs). Outros 47,2 milhões de hectares foram desmatados em áreas privadas, e o restante da supressão vegetal ocorreu em outros tipos de terras, como florestas públicas ou unidades de conservação.
Fonte: https://exame.com/esg/desmatamento-em-terras-indigenas-foi-de-apenas1-em-30-anos/ (acesso em 01/09/2022).
Na passagem acima, percebe-se a importância das Terras Indígenas para a proteção do meio ambiente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir
I. As Terras Indígenas são exploradas de modo predatório e sustentável pelos povos indígenas.
II. As Terras Indígenas são territórios que devem obrigatoriamente servir para suprir as demandas do mercado brasileiro por minérios e combustíveis fósseis.
III. As Terras Indígenas são demarcadas pelo Estado com o objetivo de resguardar aos povos indígenas seus costumes e tradições.
IV. As Terras Indígenas são demarcadas pelo Estado para sua exploração comercial pelos povos indígenas em parceria com as agências estatais e privadas.
V. As Terras Indígenas são territórios do Estado brasileiro usufruídos pelos povos indígenas de acordo com suas culturas e organizações sociais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Blocos econômicos são grupos de nações que compartilham algumas medidas no intuito de desenvolver sistemas comerciais, políticos e sociais. As organizações intergovernamentais estabelecem planos que almejam o aumento na circulação de mercadorias, pessoas e capital.
Internet: educamaisbrasil.com.br (com adaptações).
No que diz respeito aos blocos econômicos do mundo atual, assinale a opção correta.
A água de lastro é a água do mar armazenada pelos navios para garantir a sua estabilidade, de forma a compensar a perda de peso decorrente sobretudo do desembarque de cargas. Dessa forma, sua captação e descarte ocorrem principalmente em áreas portuárias. Os navios que transportam os maiores volumes de água de lastro são os navios tanques e os graneleiros. Durante a operação de lastreamento do navio, junto com a água também são capturados pequenos organismos que podem acabar sendo transportados e introduzidos em um outro porto previsto na rota de navegação.
(https://ambientes.ambientebrasil.com.br. Adaptado.)
Uma possível consequência do processo de lastreamento de grandes navios é
Epagri pretende quantificar a emissão de gases de efeito estufa na pecuária
[...] Embora o efeito estufa seja um fenômeno natural e essencial à manutenção da vida na Terra, a intensificação dele, causada pela poluição atmosférica, gera o aquecimento global, um problema ambiental que já apresenta consequências no mundo inteiro. A mudança climática é evidente no nosso dia-dia. A má distribuição de chuvas, eventos extremos como granizo e longos períodos de estiagem são consequências do aquecimento global.
[...] No projeto que está sendo realizado na Estação Experimental da Epagri de Lages, os pesquisadores pretendem estudar qual é realmente o impacto que a produção de leite e carne do estado causa no planeta.
[...] A Epagri, no Programa Pecuária, recomenda práticas de manejo que geram menos impacto ambiental. Não revolver o solo, utilizar pastagens perenes, plantio direto, atentar na altura ideal de entrada e saída dos animais do piquete, faz com que as plantas tenham um ótimo potencial de crescimento, os animais tenham uma dieta de qualidade e isso emite menos metano. A parte vegetal volta pro sistema sequestrando carbono, tanto na parte aérea quanto no solo.
Fonte: EPAGRI, 2020. Disponível em: https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/02/11/pesquisadores-da-epagri-de-lages-pretendemquantificar-a-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-na-pecuaria-do-estado/ Acessado em 08/10/2021.
Essa preocupação com a pecuária decorre de relatórios ambientais que atribuem a esses animais a produção de gases de efeito estufa, como:
Leia o gráfico sobre taxa de pobreza por grupo étnico-racial e gênero.
Taxa de pobreza no Brasil em 2020-21, por grupo
Agora, analise as assertivas abaixo, considerando os dados apresentados no gráfico.
I) As pessoas negras encontram-se nos grupos com maior percentual de pobres, em todos os contextos pesquisados, expressando as desigualdades econômicas e sociais entre brancos e negros.
II) O grupo com maior percentual de empobrecimento, no contexto pandêmico de 2021, é o das mulheres negras, expressando que esse grupo sofre ainda mais as desigualdades econômicas e sociais, em virtude do gênero. III) O percentual de homens brancos, entre os pobres, apresenta uma leve redução em 2021, quando comparado aos contextos anteriores, expressando a vantagem econômica dos homens sobre as mulheres.
IV) As mulheres brancas apresentam gradativo aumento no percentual de empobrecimento, a partir de outubro de 2020, expressando os efeitos do crescimento econômico direcionado, apenas, para os homens brancos.
Estão corretas as assertivas
Leia o texto a seguir:
“No mundo todo, os monumentos estão sob contestação. Na cidade de São Paulo, uma série de monumentos vêm sendo questionados de várias formas por grupos e movimentos sociais. (...) O embate público com os lugares de memória oficiais não diz respeito apenas aos monumentos, mas também ao patrimônio arquitetônico e peças-chave dos acervos históricos do Estado de S. Paulo, como a Pinacoteca e o Museu Paulista.”
Disponível em: https://sites.usp.br/demonumenta/demonumenta-apre/ Acesso em: 15 jun. 2021.
O trecho é a apresentação do projeto Demonumenta, da USP. Nos últimos anos, movimentos sociais têm vandalizado, e mesmo destruído, monumentos urbanos.
Qual das alternativas abaixo retrata essa situação?