
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Economia
Questão 28 6131800
UEA - SIS 3° Etapa 2021As duas maiores companhias de ensino privado do país, a Kroton Educacional (KROT3) e a Anhanguera Educacional (AEDU3), anunciaram uma fusão, criando uma gigante mundial do setor. A operação envolvendo ações está avaliada em cerca de R$ 5 bilhões. Kroton e Anhanguera valem juntas quase R$ 12 bilhões na Bolsa de Valores. Com a união das duas empresas, a Kroton consolida a liderança mundial entre as empresas de educação de capital aberto.
(https://economia.uol.com.br, 09.08.2020. Adaptado.)
A partir da análise do excerto, pode-se afirmar que o atual período do sistema capitalista é caracterizado
Questão 39 6696355
Mackenzie 2021Do início dos anos 70 para cá, o mundo mudou. A busca da eficiência a todo custo e o excesso de competição entre as empresas estão moendo as pessoas. O capitalismo se manifesta na forma de competição selvagem, na busca da eficiência econômica como o bem final de uma sociedade.
MARTINS, Carlos Estevam. Da globalização da economia à falência da democracia. Economia e Sociedade. Campinas. 1996. (Adaptado).
Sobre as principais características da economia mundial contemporânea, assinale a afirmativa incorreta.
Questão 46 7818912
ENEM PPL 1° Dia 2021A riqueza que fez de Manaus uma cidade cosmopolita foi gerada por uma árvore da floresta, a seringueira. No final do século XIX, a borracha, flexível e à prova-d'água, causou furor em um mundo em plena expansão industrial, mas acostumado a lidar apenas com madeira e ferro. O látex, suco que emana da seringueira e é a matriz da borracha, respondia em 1920 por um quarto de todas as exportações brasileiras e saía da Amazônia em barcos a vapor direto para a Europa e os Estados Unidos, onde fábricas produziam de espartilho a mola para porta e zepelins.
National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado).
A atividade econômica mencionada no texto propiciou ao Brasil e à Europa desempenhar, respectivamente, os papéis de
Questão 47 987436
UERJ 2020/1O ALTO CUSTO DA ROUPA BARATA
“O barato que sai caro.” Esse popular clichê fica nítido no documentário The true cost (“o verdadeiro custo”), do diretor Andrew Morgan, que investiga as práticas inconsequentes da indústria da moda ao inundar o mercado com roupas de baixo preço e quase descartáveis. O filme denuncia que alguém paga o preço para uma roupa custar muito barato, mostrando histórias chocantes, como um vilarejo em que há uma grande incidência de crianças nascidas com deficiências mentais e físicas devido aos resíduos da indústria têxtil que poluem as águas da região. Mas o documentário também traz uma contraposição: a ação de pessoas que estão trabalhando para mudar essa realidade, como a inglesa Safia Minney, uma das pioneiras do conceito de “comércio justo” no mundo.
RODRIGO V. CUNHA
Adaptado de revistatrip.uol.com.br, 29/01/2019.
O conceito de “comércio justo”, mencionado no texto, engloba o compromisso de viabilizar que o preço pago por uma mercadoria resulte nas seguintes garantias:
Questão 85 3673855
ENEM Digital 1° Dia 2020Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.
HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).
O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre
Questão 29 7154213
UNIMONTES 3° Etapa Biológicas 2020BRASIL ALTERA 35% DAS MEDIDAS ANTIDUMPING COM BASE EM CRITÉRIOS DE CONCORRÊNCIA
Nos últimos dois anos, o Brasil foi o único país do mundo a utilizar o instrumento de
interesse público. Para a indústria, critério aplicado desconsidera práticas desleais e enfraquece
defesa comercial brasileira. As medidas de antidumping alteradas foram de produtos como vidros,
laminados de aço e tubos de ferro fundido.
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o Brasil alterou 18
medidas antidumping por meio do instrumento de interesse público nos últimos dois anos. O
número corresponde a 35% do total de 51 medidas que estavam em vigor desde 2019, quando a
nova legislação para o uso desse mecanismo entrou em vigor.
A análise mostra que apenas Brasil, Canadá, Nova Zelândia e União Europeia possuem
esse tipo de previsão em suas legislações.
Disponível em: noticias.portaldaindustria.com.br. Acesso em: 30 out. 2021. Adaptado.
Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que: