Questões de Geografia - Economia - Teorias Econômicas
30 Questões
Questão 47 987436
UERJ 2020/1O ALTO CUSTO DA ROUPA BARATA
“O barato que sai caro.” Esse popular clichê fica nítido no documentário The true cost (“o verdadeiro custo”), do diretor Andrew Morgan, que investiga as práticas inconsequentes da indústria da moda ao inundar o mercado com roupas de baixo preço e quase descartáveis. O filme denuncia que alguém paga o preço para uma roupa custar muito barato, mostrando histórias chocantes, como um vilarejo em que há uma grande incidência de crianças nascidas com deficiências mentais e físicas devido aos resíduos da indústria têxtil que poluem as águas da região. Mas o documentário também traz uma contraposição: a ação de pessoas que estão trabalhando para mudar essa realidade, como a inglesa Safia Minney, uma das pioneiras do conceito de “comércio justo” no mundo.
RODRIGO V. CUNHA
Adaptado de revistatrip.uol.com.br, 29/01/2019.
O conceito de “comércio justo”, mencionado no texto, engloba o compromisso de viabilizar que o preço pago por uma mercadoria resulte nas seguintes garantias:
Questão 37 2650806
UNIMONTES 2° Etapa 2019Acerca da ideologia político-liberal, o autor Andrew Vincent percebe “o Liberalismo como um ponto de convergência, no século XIX, da tradição constitucionalista do pensamento europeu”
(VINCENT, 1995).
Em relação a essa ideologia, assinale C para as afirmativas corretas e I para as incorretas.
( ) O apogeu do liberalismo político coincidiu com o desenvolvimento da industrialização e a expansão dos mercados de bens, capital e trabalho.
( ) Os liberais defendiam o elemento da ordem, da ajuda mútua e do sentimento comunitário, bem como da tradição.
( ) A liberdade tinha um valor crucial para os liberais: os autores clássicos do liberalismo tinham um compromisso com a ideia de liberdade negativa que se assentava no reconhecimento, tolerância e respeito pela diversidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Questão 21 1465672
UEA - Geral 2019Thatcher chegou ao poder em 1979 e, embora o thatcherismo não tenha desmantelado totalmente o Estado de Bem Estar Social, limitou ou suprimiu um bom número de ajudas sociais. Outras políticas de governo com implicações sociais foram a venda de imóveis municipais e a privatização de indústrias e serviços. Mais de sete milhões de pessoas estavam pagando seguros privados em 1990. As sociedades imobiliárias, os bancos e outros intermediários financeiros estavam se beneficiando dessa opção política.
(Asa Briggs. Historia social de Inglaterra, 1994. Adaptado.)
A Primeira Ministra britânica aplicou no país uma política
Questão 40 7302083
UNIFAN Medicina 2018/1O historiador marxista Eric Hobsbawm nomeou o período que vai do final do século XVIII até meados do século XIX de a “Era das Revoluções”. Nesse período, podemos observar o surgimento e o fortalecimento de doutrinas políticas e sociais que se tornaram a base para os impulsos revolucionários.
Sobre essas doutrinas, julgue os seguintes itens.
I. O liberalismo foi uma doutrina criada durante o Iluminismo e defendia a liberdade individual no campo da política e da economia. O liberalismo econômico tem como principal pensador o economista Adam Smith, autor da obra A Riqueza das Nações (1776). Smith defendia a não intervenção do Estado nos rumos da economia, pois entendia que o mercado seria capaz de uma autorregulação. Para tal poder de autorregulação, o pensador deu o nome de a “mão invisível do mercado”. Além de Smith, são defensores do liberalismo econômico Thomas Malthus, David Ricardo e John Stuart Mill.
II. O socialismo é uma doutrina política e social que propõe a transformação da sociedade existente, visando maior igualdade na repartição das riquezas. Essa doutrina pode ser dividida em socialismo utó pico e socialismo científico. O socialismo utópico defendia um processo revolucionário de transfor mação do capitalismo em comunismo. Seus princi pais representantes foram Robert Owen, Karl Marx e Friedrich Engels. O socialismo científico era de fendido por pensadores cientificistas do Século XIX, como Charles Fourier e Claude Saint - Simon, e buscava uma transição pacífica, a partir das leis e conômicas e científicas, do capitalismo ao comunismo.
III. Uma ideia central do marxismo é que a história humana se desenrola por meio da luta de classes. No estágio capitalista, a luta de classes se dava entre proletários e burgueses. Os proletários deveriam tomar o poder e instalar a ditadura do proletariado que duraria até o momento em que existissem igualdades sociais. Para isso, os meios de produção deveriam ser socializados, deixando de pertencer aos poucos burgueses e passando a pertencer à sociedade como um todo.
IV. O anarquismo é uma doutrina política que propõe uma sociedade livre de controle político, mas regulada economicamente. Para os anarquistas, o livre mercado concederia ao cidadão a liberdade de agir sem ser oprimido por qualquer tipo de autoridade. Entre os seus principais pensadores estão Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin.
A alternativa que contempla os itens corretos é:
Questão 27 800884
IF Sertão Subsequente 2018Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo e suas etapas, podemos dizer que ele foi respectivamente:
Questão 53 776261
USS (Univassouras) 2018/1Em 1905, a Suprema Corte derrubou uma lei do estado de Nova York que limitava a jornada de trabalho dos padeiros a dez horas diárias – “o tribunal entendeu que a lei violava o direito dos trabalhadores de aceitarem trabalhar períodos mais longos”. Em essência, as empresas ficavam livres para contratar empregados de qualquer forma que lhes fosse conveniente, com pouca probabilidade de intervenção governamental. O salário mínimo e a jornada máxima de trabalho estavam longe de serem adotados.
Adaptado de MAYO, Anthony J. e NOHRIA, Nitin. O século da inovação e sua crise. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
A ideologia que fundamentou a decisão da Suprema Corte dos EUA foi o:
Pastas
06