Questões de Geografia - Correntes do Pensamento Geográfico
Atente para as seguintes afirmações em relação às principais correntes do pensamento geográfico:
I. A corrente denominada Geografia Cultural e Humanista prioriza as representações simbólicas e identitárias que estruturam uma atitude e uma percepção do indivíduo com relação ao espaço vivido, ao lugar, à paisagem e ao nível do cotidiano.
II. A Geografia Teorética, também chamada de Quantitativa, surgiu imbuída de objetividade, generalidade, lógica formal matemática, uso de técnicas computacionais e exatidão como principais condições de análise do espaço, e assim passou a desenvolver a pesquisa científica em Geografia.
III. Como crítica ao capitalismo e como reação à própria Geografia Tradicional e Quantitativa, surgiu, em meados da década de 1960, a Geografia Crítica Radical, postulando que o espaço tem um papel tão ativo quanto as outras estruturas das esferas de reprodução social, fazendo parte da dialética do modo de produção que o funda, dentre as quais predomina a estrutura econômica.
Está correto o que se afirma em
Durante a primeira década do ano 2000, o geógrafo Milton Santos no seu livro: “O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI”, propôs uma nova forma de regionalizar o Brasil. Apesar de fazer referência à forma tradicional é preciso entender os quatros “Brasis” como um conjunto de países distintos e justaposto, que interagem de forma dinâmica e temporal.
Para o prof. Milton Santos essa regionalização é:
Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho de cuidado envolve dois tipos de atividades: as diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as indiretas, como cozinhar ou limpar. O gráfico apresenta a desigualdade de gênero no trabalho de cuidado no mundo, expressa pela diferença entre homens e mulheres quanto ao tempo e à remuneração.
A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que as regiões com maior e menor desigualdade são, respectivamente:
As afirmativas abaixo se referem ao Conhecimento Geográfico. Assinale a alternativa correta:
I. A Geografia escolar possibilita compreender as relações sociais, econômicas, culturais, que acontecem no espaço, além de procurar desenvolver a consciência do papel de sujeito transformador do espaço geográfico.
II. Ratzel, em seu livro: Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882); definiu “o objeto geográfico como estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade”. Atuando, primeiramente na fisiologia e na psicologia dos indivíduos e, depois, essa mesma natureza influenciaria na constituição social, através dos recursos do meio, no qual a sociedade está localizada.
III. A Geografia Crítica considera o conceito de espaço geográfico como o método meramente descritivo dos dados estatísticos onde os relatos de viajantes, missionários e alguns estudiosos comprometem a veracidade das informações, o que provoca uma grande crítica aos livros didáticos que não permitem uma ampla discussão dos temas em sala de aula.
Estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Crato, realizaram uma aula de campo com o professor de Geografia. A aula de campo foi realizada em dois lugares do estado do Ceará: Sertão de Sobral e Planalto da Ibiapaba, onde os estudantes analisaram e comparar os aspectos físico-geográficos e socioeconômicos das regiões visitadas.
Que princípio geográfico foi utilizado pelos estudantes na aula de campo?
Adotando o positivismo lógico como método de conhecimento da realidade, esse novo paradigma da geografia buscava leis ou regularidades representadas sob a forma de ordenamentos espaciais. Empregava-se o uso de técnicas estatísticas e modelos matemáticos como método de apreensão do real, assumindo uma pretensa neutralidade científica para o ordenamento espacial.
A corrente do pensamento geográfico que se relaciona com o enunciado acima é denominada