
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Evolução biológica
Questão 12 5258009
CESMAC 2° Dia 2021/1Analise a árvore genética evolutiva referente à pigmentação da pele de três populações humanas abaixo:
É fato que pessoas de pele preta sofrem preconceito racial em diferentes partes do mundo. No entanto, do ponto de vista evolutivo, considerando que a cor da pele varia bastante nas populações humanas, como mostrado na figura acima, é correto afirmar que indivíduos de pele:
1) preta e branca compartilham um ancestral em comum.
2) amarela do Leste Asiático não compartilham história evolutiva com pessoas de pele preta do Oeste Africano.
3) preta são mais resistentes aos efeitos da radiação ultravioleta, o que pode indicar um processo de seleção natural dos mais aptos.
4) branca, preta e amarela não podem ser distintos biologicamente em subespécies.
Estão corretas apenas:
Questão 10 6207813
UEA-Específico Biológicas 2019A figura ilustra o processo evolutivo relacionado aos cascos dos cavalos durante cerca de 50 milhões de anos.
Tal processo evolutivo só pôde ser esquematizado em função
Questão 17 6305975
ETEC 2019/2Leia o texto Povos da Megadiversidade para responder a questão.
Os conhecimentos e práticas dos povos indígenas têm sido reconhecidos em foros internacionais, como ficou patente no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), criado em 1988, e na Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês), de 2012.
A arqueologia brasileira tem posto em evidência que o enriquecimento da cobertura e dos solos da floresta – as fertilíssimas “terras pretas” – é fruto das práticas de populações indígenas desde a era pré-colombiana até hoje. E sabe-se agora que, na Amazônia, foram domesticadas dezenas de plantas, entre as quais a batata-doce, a mandioca, o cará, a abóbora, o amendoim e o cacau.
Os povos indígenas e as comunidades tradicionais são também provedores da diversidade das plantas agrícolas, a chamada agrobiodiversidade, fundamental para a segurança alimentar.
Foi a falta de diversidade das variedades cultivadas de batata que levou à Grande Fome da Irlanda, entre 1845 e 1849. Domesticada nos Andes, onde existem até hoje mais de quatro mil variedades com diferentes propriedades e resistência a doenças, a batata se tornou, no século XVIII, a base da alimentação de boa parte da Europa, onde só poucas variedades, entretanto, foram selecionadas. Quando um fungo destruiu por vários anos seguidos as batatas plantadas na Irlanda, a fome causou a morte de um milhão de pessoas e a emigração de outras tantas.
As plantas e seus inimigos, como os fungos, encontram-se em uma perpétua corrida armamentista. A cada novo ataque, as plantas desenvolvem novas defesas, num processo de coevolução, que também ocorre devido a mudanças de outra natureza, como as climáticas.
Povos indígenas e comunidades tradicionais mantêm por conta própria, por gosto e tradição, as variedades em cultivo e observam as novidades. É por isso que no Alto Rio Negro há mais de 100 variedades de mandioca; na região dos caiapós, 56 variedades de batata-doce; dos canelas, 52 de favas; dos kawaiwetes, 27 de amendoim; dos wajãpis, 17 de algodão; dos baniuas, 78 de pimenta – sem falar na diversidade de espécies em cada roçado e quintal. Para os caiapós, bonito é um roçado com muita diversidade, pois os povos indígenas são mais do que selecionadores de variedades de uma mesma espécie. Eles são, de fato, colecionadores.
Acesso em: 08.02.2019. Adaptado.
De acordo com o texto, pode-se definir o processo de “coevolução” como o desenvolvimento de espécies por meio de
Questão 23 6306020
ETEC 2019/2Analise o cartum para responder a questão.
Após a leitura do cartum, pode-se concluir corretamente que ele
Questão 41 7411754
UDESC Verão Tarde 2019No dia 2 de setembro de 2018, um grande incêndio destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Entre os objetos expostos, estava o crânio de uma mulher, nominada Luzia.
Assinale a alternativa correta em relação à importância científica desse crânio arqueológico.
Questão 67 139477
UNESP 2017/2Na natureza, a grande maioria dos gafanhotos é verde. No entanto, uma mutação genética incomum e pouco conhecida, chamada eritrismo, provoca alteração na produção de pigmentos, o que resulta em gafanhotos cor-de-rosa. Descobertos em 1887, esses gafanhotos raramente são encontrados.
Os gafanhotos cor-de-rosa são raros porque