Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Sistema nervoso -
428 Questões
Questão 46 14615101
ACAFE Medicina - Inverno 2025/2
Álcool na adolescência afeta, sim, o desenvolvimento cerebral
Um novo estudo sugere que abusar do álcool na adolescência pode afetar a memória, a tomada de decisões e o autocontrole. Algumas mudanças são irreversíveis.
Redação: VEJA
A ingestão de bebida alcoólica na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. De acordo com um estudo recém-publicado no periódico científico Addiction, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, estrutura responsável por funções como memoria, tomada de decisões e autocontrole. Todos os voluntários haviam participado de um estudo finlandês sobre o bem-estar do jovem e haviam relatado seu consumo alcoólico durante a adolescência – aos 13 e aos 18 anos.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/alcool-na-adolescencia-afeta-sim-o-desenvolvimento-cerebral/. Acessado em 18/04/2025.
Com base na leitura do texto e nos seus conhecimentos em Biologia, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 8 14559226
UEA-Específico Biologicas 2025A figura ilustra o processo de geração de um potencial de ação ao longo do axônio.
(https://edisciplinas.usp.br. Adaptado.)
A geração do potencial de ação
Questão 35 14416553
USS (Univassouras) Medicina 2025A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso que provoca fraqueza muscular progressiva, além de dificuldade para falar, andar, mastigar e realizar outros movimentos.
Dessa forma, os pacientes com ELA apresentam sintomas relacionados à degeneração de neurônios:
Questão 37 14609857
USS (Univassouras) Medicina 2024/2A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), causada pelo consumo de álcool durante a gestação, provoca alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) dos bebês, as quais geram consequências como: dificuldades de concentração, de memória e de aprendizado, além de comprometimento na coordenação motora e na habilidade de solução de problemas.
Com base nos sintomas descritos, essa síndrome afeta a seguinte região do SNC:
Questão 6 14600577
UEG 2024/1Processo Seletivo UEG 2024/1 Caderno de Provas: Objetiva e Redação Leia o texto a seguir para responder à questão.
Cérebro tem sistema “detector de realidade”
Ver e imaginar coisas aciona as mesmas regiões cerebrais. Mas há uma diferença.
Imagine que um cachorro Poodle, branco e gordinho, está passando na sua frente. Imaginou? Você não estava vendo o cachorro – mas o seu cérebro acionou os mesmos circuitos usados para enxergá-lo de verdade. A ciência já sabe disso há algum tempo. Mas como a mente diferencia as imagens reais das imaginárias? E por que as cenas imaginadas são fugidias, com muito menos detalhes?
Cientistas ingleses encontraram uma pista. Eles exibiram fotos de quatro coisas – um regador, uma bola, um peixe, um galo – a 35 pessoas, enquanto monitoravam sua atividade cerebral. Em seguida, pediram que os voluntários imaginassem cada um daqueles objetos. As mesmas regiões do cérebro (ínsula anterior, área motora pré-suplementar e córtex frontal dorsolateral) foram ativadas, seguindo padrões similares, quando as pessoas estavam vendo ou imaginando um determinado objeto.
Mas, eis a descoberta, também houve uma diferença crucial. Quando os voluntários estavam usando a imaginação, a atividade dessas áreas era mais fraca. Segundo os cientistas, isso sugere que o cérebro usa os neurônios como parâmetro para diferenciar o real do imaginado.
Revista Superinteressante, edição 454, ago. 2023, p. 11.
Considere o seguinte trecho:
“Eles exibiram fotos de quatro coisas – um regador, uma bola, um peixe, um galo – a 35 pessoas, enquanto monitoravam sua atividade cerebral. Em seguida, pediram que os voluntários imaginassem cada um daqueles objetos”.
Esse recorte do texto faz referência à/ao
Questão 34 14594932
ETEC 2024/2Leia o texto para responder à questão.
Na anatomia do olho humano, a córnea, o cristalino e a retina trabalham perfeitamente, todos em conjunto e de forma adequada.
O cristalino, lente biconvexa situada na região anterior ao globo ocular, possui a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual.
A retina, que é sensível à luz, reveste, internamente o globo ocular, cuja parte posterior serve como anteparo das imagens.
Existem casos em que as imagens não se formam exatamente sobre a retina, originando o que chamamos de defeitos de visão. Esses defeitos ocorrem devido a uma possível deformação no globo ocular ou mesmo devido a uma defeituosa acomodação visual.
Os defeitos de visão podem ser corrigidos por meio da utilização de óculos, de lentes de contato ou mesmo por cirurgia a laser.
Um exemplo de defeito de visão ocorre quando a imagem se forma na frente da retina e não sobre ela, conforme a imagem 1.
Imagem 1
Nesse caso, há dificuldade em ver de longe, pois os objetos, à distância, ficam desfocados e pouco claros. Para corrigir esse defeito, ou seja, para que a imagem se forme exatamente sobre a retina, a pessoa que tem esse problema deve utilizar óculos com lentes côncavas, conforme a imagem 2
.
Imagem 2
http://tinyurl.com/yeywnf9z Acesso em: 12.01.2024. Adaptado.
O defeito de visão exemplificado no texto é conhecido como
Pastas
06