
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Fisiologia animal e humana
Questão 58 6310209
UVA 2018/1Nos mamíferos machos, os sistemas reprodutivo e excretor compartilham:
Questão 16 123586
UNICAMP 2016Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que
Questão 40 103000
UnB 2° Dia 2015 Os hábitos dos parasitoides, insetos diminutos, são bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros organismos ou sobre estes. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados no controle biológico de pragas agrícolas, o que traz benefícios econômicos aos humanos e diminui a necessidade de aplicação de inseticidas tóxicos.
A diversidade de parasitoides é enorme. Há 150 mil espécies descritas, um décimo dos insetos conhecidos. A maioria dos insetos desse tipo (78%) está distribuída em diversas famílias da ordem dos himenópteros — vespas de tamanho corporal reduzido, em geral, com alguns milímetros de comprimento. Outros (cerca de 20%) pertencem à ordem dos dípteros (moscas) e são representados principalmente por espécies da família dos taquinídeos. Além desses, besouros da família dos estafilinídeos também apresentam a estratégia de vida parasitoide.
Os insetos endoparasitoides (parasitoides cujas larvas crescem dentro do hospedeiro) apresentam relação fisiológica muito estreita com seus hospedeiros, controlando o metabolismo destes de maneira bastante sofisticada. As substâncias liberadas por esses insetos dentro do organismo atacado alteram muitos processos, desde funções hormonais e mecanismos de defesa até taxa metabólica, composição da hemolinfa (o sangue dos insetos), excreção e desenvolvimento de estruturas reprodutivas.
M. M. do Espírito Santo et al. Parasitoses — insetos benéficos e cruéis. In: Ciência Hoje, vol. 49, 2014, p. 291 (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir.
Nos insetos, a excreção é realizada através de estruturas conhecidas como túbulos de Malphigi, que eliminam as excretas na cavidade intestinal.
Questão 39 600227
FCMSJF 2013/1A vida evoluiu do ambiente aquático para o terrestre. Nesta transição, a eliminação de resíduos nitrogenados que, por serem tóxicos, necessitavam de grande diluição, representou para os animais um sério problema: com menor oferta de água, tornou-se menor a capacidade de diluição.
Complexos equipamentos enzimáticos, presentes no fígado dos animais, passaram a converter o grupo amina, um resíduo nitrogenado do metabolismo dos aminoácidos, em produtos menos tóxicos, por isso menos dependentes de água em sua diluição.
As aves, por exemplo, eliminam urina quase sólida, junto com as fezes, porque excretam estes resíduos sob a forma de:
Questão 6 1370296
EMESCAM 2012/1Quando a taxa de sódio no sangue diminui e após filtração glomerular, a arteríola aferente do glomérulo libera uma enzima que catalisa a produção da angiotensina no plasma sanguíneo. A angiotensina plasmática atua no córtex da glândula suprarrenal estimulando a secreção do hormônio aldosterona, responsável pela reabsorção de sódio.
A enzima citada é denominada