
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Fisiologia animal e humana
Questão 27 9767973
UDESC Manhã 2023/2Alguns animais apresentam os dutos do sistema genital e do sistema urinário, que desembocam em uma bolsa localizada na porção terminal do intestino. Essa estrutura é compartilhada pelos sistemas digestivo, urinário e genital.
Assinale a alternativa que indica o nome dessa estrutura.
Questão 29 6831356
OBB 2022Leia o texto abaixo e responda a questão.
Problemas renais estão entre as maiores causas de mortalidade de animais de estimação como cães e gatos. Esses animais ao apresentarem índices bioquímicos de ureia e creatinina aumentados, passam a receber dieta especial pobre em proteínas e recebem tratamento que aumenta sua hidratação, como a fluidoterapia – uma aplicação subcutânea de soro.
A redução da oferta de proteínas na dieta desses animais ocorre, pois esse nutriente:
Questão 103 910076
ENEM PPL 2° Dia 2018O sucesso adaptativo dos répteis relaciona-se, dentre outros fatores, ao surgimento de um revestimento epidérmico de queratina para economia de água metabólica.
Essa característica seria prejudicial em anfíbios, pois acarretaria problemas
Questão 58 6310209
UVA 2018/1Nos mamíferos machos, os sistemas reprodutivo e excretor compartilham:
Questão 16 123586
UNICAMP 2016Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que
Questão 40 103000
UnB 2° Dia 2015 Os hábitos dos parasitoides, insetos diminutos, são bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros organismos ou sobre estes. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados no controle biológico de pragas agrícolas, o que traz benefícios econômicos aos humanos e diminui a necessidade de aplicação de inseticidas tóxicos.
A diversidade de parasitoides é enorme. Há 150 mil espécies descritas, um décimo dos insetos conhecidos. A maioria dos insetos desse tipo (78%) está distribuída em diversas famílias da ordem dos himenópteros — vespas de tamanho corporal reduzido, em geral, com alguns milímetros de comprimento. Outros (cerca de 20%) pertencem à ordem dos dípteros (moscas) e são representados principalmente por espécies da família dos taquinídeos. Além desses, besouros da família dos estafilinídeos também apresentam a estratégia de vida parasitoide.
Os insetos endoparasitoides (parasitoides cujas larvas crescem dentro do hospedeiro) apresentam relação fisiológica muito estreita com seus hospedeiros, controlando o metabolismo destes de maneira bastante sofisticada. As substâncias liberadas por esses insetos dentro do organismo atacado alteram muitos processos, desde funções hormonais e mecanismos de defesa até taxa metabólica, composição da hemolinfa (o sangue dos insetos), excreção e desenvolvimento de estruturas reprodutivas.
M. M. do Espírito Santo et al. Parasitoses — insetos benéficos e cruéis. In: Ciência Hoje, vol. 49, 2014, p. 291 (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir.
Nos insetos, a excreção é realizada através de estruturas conhecidas como túbulos de Malphigi, que eliminam as excretas na cavidade intestinal.