
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Fisiologia animal e humana
Questão 13 8484628
UNICAMP 1° Fase 2023Um artigo científico relata a construção e a eficiência de um reator fotocatalítico de fluxo contínuo para a degradação de hormônios presentes em águas tratadas para consumo humano. Num trecho desse estudo, os autores afirmam: “é interessante notar que 80% de estrogênio foram removidos numa alimentação a 200 ng/L, 25 mW/cm2 e 300 L/(m2 h), enquanto que as remoções de progesterona e testosterona ficaram em 44% e 33%, respectivamente”.
De acordo com essas informações, pode-se inferir que o reator é capaz de degradar
Questão 22 1856117
UnirG 2019/1Na fase de puberdade masculina, o hormônio luteinizante (LH) tem influência direta sobre (marque a única alternativa correta):
Questão 26 598733
FCMMG Medicina 2018/2RIO — Mesmo cinco décadas após a revolução sexual, a adoção de métodos contraceptivos continua sendo uma atribuição majoritariamente feminina. São elas as encarregadas por impedir a fertilização do óvulo, seja com pesadas doses hormonais ou a radical ligadura. Aos homens existe a vasectomia, mas a técnica é pouco utilizada. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, está desenvolvendo um anticoncepcional masculino, e os primeiros testes clínicos são promissores.
Em apresentação na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia dos EUA, que acontece nesta semana em Chicago, a equipe de Stephanie apresentou dados sobre pesquisa realizada com 100 voluntários, entre 18 e 50 anos, sendo que 83 completaram todas as etapas do experimento.
Diferentes doses e formulações foram testadas. Os voluntários foram divididos em grupos de cinco, que receberam a medicação ou placebos. Eles tomaram as pílulas diariamente, ao longo de 28 dias, junto com a ingestão de alimentos, um requisito para a eficácia da substância.
Na maior dose testada, de 400 miligramas, os resultados indicaram uma “supressão marcante” nos hormônios necessários para a produção de espermatozoides, disse Stephanie.
(https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/testes-com-pilula-anticoncepcional-masculina-tem-resultadospromissores-22503539. Acessado em: 22/03/2018.)
Dentre os “hormônios necessários para a produção de espermatozoides”, NÃO é correto citar:
Questão 24 140437
UDESC Manhã 2017/1Uma atleta possui genitália externa feminina. Em sua cavidade abdominal não se encontram ovários nem útero, mas sim testículos.
Analise as proposições em relação à situação fisiológica da atleta, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A atleta produz quantidades normais de progesterona e estrogênio.
( ) A causa da condição exibida pela atleta, possivelmente, está ligada a problemas nos genes que controlam o desenvolvimento das gônadas.
( ) No caso desta atleta não existe, em tese, a possibilidade de produção de espermatozoides pela localização dos testículos.
( ) A ausência de útero, implica a ausência da cavidade vaginal.
( ) A quantidade de testosterona produzida pela atleta deve ser igual à de uma mulher normal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Questão 19 338071
CESMAC Medicina 2° Dia 2017/1O termo “transgênero” tem sido utilizado para indicar pessoas cuja expressão social difere daquela associada ao gênero no nascimento. Vários desses indivíduos realizam tratamentos hormonais com a finalidade de obterem determinados resultados. A propósito, correlacione os hormônios citados abaixo às suas respectivas funções.
1) Testosterona
2) Estrógeno
3) Progesterona
( ) Desenvolvimento de mamas.
( ) Espessamento das cordas vocais.
( ) Alargamento dos quadris.
( ) Preparação da parede uterina para o embrião.
( ) Desenvolvimento da musculatura.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
Questão 26 1141218
Unichristus 1° Fase 2015/2Texto para a questão.
DIFERENÇA DE DIAS ENTRE EXAMES DE ANDERSON PODE SER SUFICIENTE PARA ‘MASCARAR’ DOPING
Anderson foi pego no doping em um dos exames e ‘liberado’ em outro
Como um exame pode acusar doping por duas substâncias no dia 9 de janeiro e outro, no dia 19, pode chegar ‘limpo’? Essa diferença de dez dias entre o colhimento das duas amostras pode ser justamente a resposta para essa pergunta. O tempo, apesar de curto, pode ser exatamente o que o corpo humano precisa para ‘mascarar’ o doping.
O caso em questão, claro, é o de Anderson Silva. O brasileiro foi pego pelo uso de drostanolona e androsterona em exame antidoping realizado no dia 9 de janeiro.
Disponível em: http://espn.uol.com.br/noticia/483153_diferencade-dias-entre-exames-de-anderson-pode-sersuficiente-para-mascarar-doping. Acesso em: 31 de março de 2015.
As substâncias citadas no texto podem causar no organismo humano