Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Sistema endócrino - Glândula tireoide
77 Questões
Questão 25 11151073
USS (Univassouras) Medicina 2023/1A Organização Mundial da Saúde recomenda a adição de 10 mg de iodo a cada quilo de sal de cozinha, com o objetivo de prevenir alterações na produção de hormônios envolvidos na regulação do metabolismo. Uma vez que o iodo participa da síntese desses hormônios, sua deficiência no organismo humano pode se manifestar, dentre outras formas, por meio do aumento da mortalidade perinatal, retardo mental e anomalias congênitas.
A glândula do corpo humano que pode sofrer disfunção pela carência de iodo é:
Questão 21 9524901
ETEC 2023/1Leia o texto para responder à questão.
Em países tropicais, o sal é obtido nas salinas, grandes espaços nos quais a água do mar é exposta ao sol e ao vento. A água dessas piscinas rasas passa para o estado gasoso, deixando apenas o sal. Em seguida, o sal é retirado, limpo e refinado, permanecendo com uma alta taxa de cloreto de sódio. Depois disso, ele recebe uma série de aditivos, inclusive iodeto de potássio.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais, sendo encontrado no leite, nos ovos, em algumas frutas e legumes, nos peixes de água salgada e nos frutos do mar. Esse micronutriente é utilizado na síntese dos hormônios, a triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3), produzidos pela tireoide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço. Esses hormônios têm duas importantes funções: atuam não só no crescimento físico e neurológico, mas também na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo).
No Brasil, desde a década de 1950, é obrigatória a iodação de todo o sal destinado ao consumo humano, a fim de diminuir a incidência de casos de Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI). Entre os sintomas mais comuns, a deficiência de iodo pode causar o aumento de tamanho da glândula tireoide (chamado de bócio ou papo), ganho de peso e pele seca. Já em crianças, entre os sintomas de DDI, destacam-se deficiência intelectual, desenvolvimento físico prejudicado e surdez.
https://tinyurl.com/fbmy85jm%20Acesso%20em:17.09.2022.%20Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Questão 56 12720898
UECE 1ª Fase 2022/2Em relação à glândula tiroide, é correto afirmar que
Questão 39 12534127
Barão de Mauá Maio 2022Com o evento da pandemia atribuída à transmissão do vírus COV2 causador da COVID 19, várias pesquisas foram e estão sendo desenvolvidas no sentido do desenvolvimento de vacinas e medicamentos. No caso dos medicamentos, uma pesquisa promissora está relacionada à ação da dexametasona, uma substância com ação inibidora do processo inflamatório e a consequente redução do risco de morte para pacientes em quadro graves da COVID 19. A dexametasona é uma substância similar, em função, a uma substância natural do sistema endócrino humano.
Levando em consideração a leitura do texto e seus conhecimentos sobre o sistema endócrino humano e às ações hormonais, qual das alternativas listadas abaixo traz a glândula produtora do hormônio que se assemelha à dexametasona em sua função, a região produtora do hormônio nessa glândula e o estímulo para essa produção.
Questão 28 10890014
FCMMG Medicina 2022/1Antigamente era comum visualizarmos, em regiões distantes da área litorânea, pessoas com bócio, denominadas popularmente de papudas. Devido a esse fato, o sal passou obrigatoriamente a ser iodado.
É CORRETO afirmar que o indivíduo com deficiência ou aumento do hormônio que possui o iodo em sua composição deve apresentar disfunções principalmente:
Questão 28 9189154
FIMCA 2021Na espécie humana são encontradas várias glândulas endócrinas responsáveis por produzir vários tipos de hormônios. O hipotálamo é uma região do encéfalo, e também atua como órgão endócrino, produzindo vários hormônios.
Esses hormônios produzidos no hipotálamo controlam o funcionamento de qual glândula endócrina?
Pastas
06