Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Sistema endócrino - Ovários
135 Questões
O processo de fecundação ocorre, habitualmente, dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser. Este é um momento de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e para toda a família. Durante o período da gestação, o corpo vai se modificar lentamente, preparando-se para o parto e para a maternidade. A gestação (gravidez) é um fenômeno fisiológico e sua evolução se dá, na maior parte dos casos, sem intercorrências.
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gravidez
Durante a gestação, ocorrem várias adaptações fisiológicas que afetam o sistema biológico materno. Os principais hormônios envolvidos na gestação são
A Organização Mundial da Saúde recomenda a adição de 10 mg de iodo a cada quilo de sal de cozinha, com o objetivo de prevenir alterações na produção de hormônios envolvidos na regulação do metabolismo. Uma vez que o iodo participa da síntese desses hormônios, sua deficiência no organismo humano pode se manifestar, dentre outras formas, por meio do aumento da mortalidade perinatal, retardo mental e anomalias congênitas.
A glândula do corpo humano que pode sofrer disfunção pela carência de iodo é:
Um artigo científico relata a construção e a eficiência de um reator fotocatalítico de fluxo contínuo para a degradação de hormônios presentes em águas tratadas para consumo humano. Num trecho desse estudo, os autores afirmam: “é interessante notar que 80% de estrogênio foram removidos numa alimentação a 200 ng/L, 25 mW/cm2 e 300 L/(m2 h), enquanto que as remoções de progesterona e testosterona ficaram em 44% e 33%, respectivamente”.
De acordo com essas informações, pode-se inferir que o reator é capaz de degradar
Analise a imagem a seguir.
(Disponível em https://docplayer.com.br/12899169-Andropausa-e-menopausa.html. Acesso em 7/10/2021. Adaptada.)
A imagem foi construída com dados obtidos após dosagens dos hormônios sexuais feminino e masculino, em diferentes faixas etárias, até o período de menopausa e andropausa.
Com base nos dados apresentados e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que:
A ooforectomia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover um ou ambos os ovários. Pode ser uma opção de tratamento do câncer ovariano, mas deve ser utilizada quando outros recursos terapêuticos não forem suficientes para tratar a doença.
O hormônio que deixará de ser produzido por uma mulher submetida a uma ooforectomia bilateral é:
Na espécie humana são encontradas várias glândulas endócrinas responsáveis por produzir vários tipos de hormônios. O hipotálamo é uma região do encéfalo, e também atua como órgão endócrino, produzindo vários hormônios.
Esses hormônios produzidos no hipotálamo controlam o funcionamento de qual glândula endócrina?
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: