
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Fisiologia animal e humana
Questão 17 635918
UP Medicina 2019/1A agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, a FDA (na sigla em inglês), concedeu autorização para uso do Natural Cycles (Ciclos Naturais), um aplicativo sueco de celular que previne a gravidez ao sinalizar que a mulher está no seu período fértil. Esse tipo de “contraceptivo digital” é comum entre mulheres que, por razões de crença religiosa ou ideológica, evitam métodos contraceptivos como a pílula, o DIU ou o anel vaginal. De acordo com a agência americana, os resultados indicam que apenas 1,8% das mulheres que usaram o aplicativo de forma correta ficaram grávidas. A título de comparação, pílulas apresentam nos EUA taxas de fracasso de 9%, e camisinhas, de 18%. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Questão 42 1366780
UnB 2° Dia 2019As indústrias brasileiras de alimentos e bebidas fecharam um acordo com o Ministério da Saúde, no qual se comprometem a reduzir a quantidade de açúcar em alimentos e bebidas industrializadas. A meta é retirar mais de 144 mil toneladas de açúcar de alimentos e bebidas até 2022. A redução de açúcar será feita em 23 categorias de alimentos e bebidas, compreendidas em cinco grupos: bebidas adoçadas, biscoitos, bolos prontos e misturas para bolo, achocolatados em pó e produtos lácteos.
Internet: www.valor.com.br (com adaptações).
Com relação ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
A redução do consumo excessivo de açúcar tende a oferecer benefícios ao organismo humano, especialmente no que se refere ao funcionamento do pâncreas, cuja função inclui o controle da quantidade de glicose no sangue por meio da regulação dos níveis dos hormônios insulina e glucagon.
Questão 10 287022
UNIFENAS Tarde 2018/2Sobre biologia animal, considere as afirmações seguintes.
I. Essa patologia desenvolve-se, geralmente, quando uma pessoa tem litíase vesicular, isto é, cálculos biliares (pedras na vesícula), que são depósitos que se formam no interior da vesícula a partir do colesterol ou dos pigmentos biliares. Se um dos cálculos sai da vesícula e provoca a obstrução do seu canal excretor, a bile fica aprisionada no interior da vesícula, o que vai levar à inflamação da parede, seja por ação direta dos químicos existentes na bile, seja porque a estase (estagnação do sangue) favorece a infecção bacteriana constituindo-se assim a colecistite.
II. Esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, uma glândula situada do lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue. De coloração marrom-avermelhada, o fígado exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo. O aumento de gordura dentro dos hepatócitos, constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer. Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como adquire um aspecto amarelado.
III. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes melito, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).
IV. Já o glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia, o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.
V. A regulação hormonal obedece a um equilíbrio dinâmico que se estabelece por meio da retroalimentação ou do feedback, ou seja, do mecanismo através do qual o efeito controla a causa. Quando a taxa de um determinado hormônio no sangue está alta, a glândula que produz esse hormônio é inibida e para de produzi-lo. Da mesma maneira, quando a taxa está abaixo do nível normal, a glândula recebe estímulo para produzir esse hormônio. Graças à retroalimentação, o funcionamento é ajustado às necessidades do organismo e, assim, um hormônio não é produzido em quantidade excessiva, não havendo desperdício de energia.
Questão 16 86204
UNIFOR Medicina 2013/2Questão 19 98823
IMEPAC Medicina 2012/2Questão 78 104034
UnB 2° Dia 2010/1A menarca de uma mulher ocorreu na festa do seu 12.º aniversário e o seu último ciclo menstrual, aos 42 anos de idade completos. Ela teve 12 ciclos menstruais por ano, que só falharam pelo período de nove meses, iniciado aos 20 anos e 3 meses de idade, quando esteve grávida do seu único filho, nascido ao término desse período.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item
Somente as fêmeas de determinados primatas apresentam ciclo menstrual, o que justifica que as cadelas, por exemplo, não apresentem variações de hormônios sexuais durante a vida reprodutiva.