Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Locomoção: Esqueleto e Músculos
148 Questões
Questão 98 13556683
ENEM 2º Dia (Verde) 2024As fibras musculares esqueléticas não são todas iguais. As fibras lentas, também conhecidas como fibras vermelhas, apresentam muitas mitocôndrias e são bem supridas por vasos sanguíneos. Já as fibras rápidas, ou fibras brancas, apresentam poucas mitocôndrias e recebem menor suprimento sanguíneo. Dessa forma, a distribuição das fibras nos músculos esqueléticos do corpo auxilia de forma diferenciada no desempenho físico de um atleta.
SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia volume III: plantas e animais. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).
Um atleta que sonha em disputar os Jogos Olímpicos e tem uma maior proporção de fibras brancas que fibras vermelhas teria mais vantagens na realização da prova de:
Questão 139 13432074
ENEM PPL 2º Dia (Amarelo – Reaplicação) 2023No espaço, a falta de gravidade faz com que o organismo produza mais cálcio e, como o mineral não é usado, o corpo o expele, fazendo com que os ossos diminuam de tamanho. Um dos ossos que sofrem essa redução é o fêmur. O gráfico apresenta a evolução linear do tamanho desse osso, ao longo de três meses, em um astronauta que, antes de ir para o espaço, tinha um fêmur de 50 cm.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2015 (adaptado).
Como esse astronauta ficará cinco meses no espaço, considere que a tendência de sua evolução óssea, observada nos três primeiros meses, mantenha-se a mesma ao longo dos próximos meses.
O tamanho, em centímetro, do fêmur desse astronauta, ao completar quatro meses no espaço, será
Questão 12 9517309
PUC-GO Medicina 2023/1Faça uma leitura atenta do fragmento de texto Pensar demais intoxica o cérebro, diz novo estudo; entenda:
Ficar sentado pensando muito por horas faz com que você também se sinta esgotado. Se você passa muito tempo “torrando os neurônios”, provavelmente já chegou a essa conclusão. Agora, pesquisadores têm novas evidências para explicar por que isso acontece.
Um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology, mostra que o trabalho cognitivo intenso prolongado – por volta de 4 a 5 horas –, faz com que subprodutos potencialmente tóxicos se acumulem na parte do cérebro conhecida como córtex pré- -frontal.
Isso altera seu controle sobre as decisões, fazendo com que você procure – involuntariamente – por caminhos que exijam menos esforço à medida que a fadiga cognitiva se instala, explicam os pesquisadores.
“Teorias influentes sugeriram que a fadiga é uma espécie de ilusão inventada pelo cérebro para nos fazer parar o que estamos fazendo e nos voltarmos para uma atividade mais gratificante”, diz um dos autores do estudo, o pesquisador Mathias Pessiglione, da Universidade Pitié-Salpêtrièri, em Paris, na França [...].
[...] Enquanto as máquinas podem computar continuamente, o cérebro não pode. Eles queriam descobrir o porquê [...].
Para procurar evidências disso, eles usaram a espectroscopia de ressonância magnética para monitorar a química do cérebro ao longo de um dia de trabalho. Analisaram dois grupos de pessoas: aqueles que precisavam pensar muito e aqueles que tinham tarefas cognitivas relativamente mais fáceis.
Os pesquisadores viram sinais de fadiga, incluindo dilatação reduzida da pupila, apenas no grupo que fazia trabalho pesado. Os integrantes desse grupo também mostraram, em suas escolhas, uma mudança para opções que propunham recompensas em curto prazo com pouco esforço. Criticamente, eles também tinham níveis mais altos de glutamato (neurotransmissor excitatório que possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas) nas sinapses do córtex pré-frontal do cérebro. [...] os autores dizem que isso apoia a noção de que o acúmulo de glutamato torna a ativação adicional do córtex pré-frontal mais cara, de modo que o controle cognitivo é mais difícil após um dia de trabalho mentalmente difícil.
Segundo Pessiglione, não há maneira de contornar essa limitação da capacidade do nosso cérebro de pensar muito. O especialista indica as “boas e velhas receitas: descansar e dormir”.
“Há boas evidências de que o glutamato é eliminado das sinapses durante o sono”, disse.
(PENSAR demais intoxica o cérebro, diz novo estudo; entenda: O Globo, Rio de Janeiro, 14 ago. 2022. Disponível em: https://globo. com.medicina.notícia. Acesso em: 15 ago. 2022. Adaptado.)
Com base nas informações apresentadas pelo texto, pode-se inferir que
I - a mudança de hábitos e estilo de vida equilibram o funcionamento saudável do cérebro.
II - a fadiga neural é uma ilusão, categoricamente, não existe.
III - a linguagem empregada no texto é, predominantemente, denotativa.
IV - existe uma relação entre a saúde do cérebro e as atividades laborais desempenhadas pelo indivíduo.
Quanto às proposições analisadas, marque a única alternativa correta segundo as afirmações do texto:
Questão 65 8457335
UECE 1ª Fase 2023/1João é um jogador de futebol de final de semana; adora “jogar uma bolinha” com os amigos após o churrasco regado a cerveja. Passa a semana no trabalho, sentado em frente ao computador, em um escritório, de 8h às 17h. Vai de carro, estaciona na porta do local de labuta e pede o almoço em uma lanchonete, do tipo fast food. Lancha salgadinhos e frituras, sempre acompanhado de refrigerante. Após chegar em casa, no final do expediente, sobe para seu apartamento, de elevador, toma um banho, janta sempre uma massa e vai assistir televisão na cama até dormir. O nível de atividade física de uma pessoa é um método numérico de expressar um gasto de energia diária. Isso quer dizer que esse nível é um número atribuído ao que é feito em um dia. A quantidade de esforço físico em um dia determina quantas calorias devem ser consumidas no mesmo período para manter a atividade e perder ou ganhar peso, se desejar.
Observando o retrato da rotina semanal de João, pode-se concluir que
Questão 41 6306050
EMESCAM 2022/1O veneno da jararacuçu é um pouco diferente das outras espécies do gênero, pois possui uma ação miotóxica mais expressiva, fazendo com que o tecido, que apresenta células alongadas e ricas em miosina e actina, seja mais afetado pelas toxinas, dando início ao processo de necrose. Caso não seja administrado o tratamento com soro antiofídico a tempo, isso pode levar à amputação do membro atingido [...]
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/ terra-da-gente/noticia/2021/08/25/serpente-brasileira-temsubstancia-no-veneno-que-inibe-o-coronavirus.ghtml. Acesso em: 11 ago. 2021 (adaptado).
O principal tecido lesado pelo veneno da jararacuçu é o tecido
Questão 59 9528308
UnB - PAS 2021/3Trecho I
Era uma velha sequinha que, doce e obstinada, não parecia compreender que estava só no mundo. Os olhos lacrimejavam sempre, as mãos repousavam sobre o vestido preto e opaco, velho documento de sua vida. No tecido já endurecido encontravam-se pequenas crostas de pão coladas pela baba que lhe ressurgia agora em lembrança do berço. (...) O corpo era pequeno, escuro, embora ela tivesse sido alta e clara. Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido. Só ela restara com os olhos sujos e expectantes quase cobertos por um tênue veludo branco.
Clarice Lispector. Viagem a Petrópolis.
Trecho II
Por que Mocinha não dormiu na noite anterior? À ideia de uma viagem, no corpo endurecido o coração se desenferrujava todo seco e descompassado, como se ela tivesse engolido uma pílula grande sem água. Em certos momentos nem podia respirar.
Idem.
Considerando esses trechos do conto Viagem a Petrópolis, de Clarice Lispector, e a partir do entendimento de que a ansiedade, conforme demonstrada no trecho II, provoca diversas alterações fisiológicas, julgue o item.
A contração muscular ocorre porque os íons Ca2+ espalham-se pelo citosol, o que provoca a contração das miofibrilas.
Pastas
06