A descendência comum envolve a passagem de características de geração em geração pela transferência “vertical” de genes, mas um organismo, às vezes, pode adquirir material genético de fontes além de seus progenitores, a chamada “transferência horizontal de genes”. [...] A transferência horizontal de genes é relativamente rara em eucariontes multicelulares, mas o fenômeno parece ser comum entre procariontes.
CHAMARY, JV. 50 ideias de biologia que você precisa conhecer. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019. P. 25.
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre os mecanismos biológicos da hereditariedade, pode-se afirmar que um exemplo de transferência horizontal de genes é a
Relacione, corretamente, os tipos de reprodução com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1.Reprodução sexuada;
2.Reprodução assexuada.
( ) Anterozoides, espermatozoides, oosfera e óvulos são exemplos de gametas.
( ) Forma organismo com constituição genética diferente dos progenitores.
( ) Não envolve a formação de gametas.
( ) Esporulação, cissiparidade e brotamento são exemplos de tipos dessa reprodução.
A maior parte dos animais e plantas se reproduzem sexuadamente, mas, em algumas espécies desses dois grupos, os óvulos também podem-se desenvolver sem que ocorra a fecundação.
Existem dois modos de reprodução animal, sexuada e assexuada. Na reprodução sexuada, a fusão de gametas haploides forma uma célula diploide, o zigoto. Na reprodução assexuada, novos indivíduos são gerados sem a fusão de gametas.
Em relação aos tipos de reprodução assexuada, assinale a alternativa correta.
ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular. vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem