Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Reprodução humana - Métodos contraceptivos
87 Questões
Questão 42 14570789
Unioeste 1° Etapa Tarde 2025O plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou a resolução que dispõe sobre a prescrição de contraceptivos hormonais por farmacêuticos no Brasil. Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Educação Permanente do CFF, o texto reforça que aproximadamente metade das gravidezes no Brasil são inde sejadas e que existe um alto risco de complicações obstétricas associadas a essas situações. A medida considera, ainda, que a prescrição de contraceptivos hormonais por farmacêuticos está em conformidade com as políticas de saúde pública voltadas para a ampliação do acesso aos cuidados contraceptivos.
“Farmacêuticos agora podem prescrever contraceptivos hormonais”. Disponível em: https://site.cff.org.br/noticia/ noticias-do-cff/28/06/2024/farmaceuticos-agora-podem--prescrever-contraceptivos-hormonais
Sobre a resolução aprovada pelo CFF sobre a prescrição de contraceptivos hormonais por farmacêuticos no Brasil, Assinale a alternativa CORRETA.
Questão 53 14530608
UEMA PAES 2025Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são formas de evitar uma gravidez indesejada ou não planejada. Existem dois jeitos de classificar esses métodos: reversíveis ou definitivos. Nos reversíveis, seu uso pode ser interrompido a qualquer momento e depende do comportamento da pessoa ou de mecanismos de barreira, dispositivos intrauterinos (colocados dentro do útero), pílulas hormonais e de emergência. Já os definitivos são permanentes, dependem de cirurgia e acontecem por meio da esterilização cirúrgica, pela laqueadura tubária ou vasectomia.
Uma mulher, ao consultar seu ginecologista, optou por utilizar um método contraceptivo reversível, que é inserido no interior do útero e que evita uma possível gravidez, capaz de alterar as características do útero e do muco cervical, diminuindo a mobilidade do espermatozoide e prevenindo a gravidez.
REZENDE, A. V. S. Cartilha de Métodos Contraceptivos da Unidade Básica de Saúde. https://www.saude.df.gov.br/documents/
O método escolhido pela mulher foi o
Questão 30 14029572
UEA - SIS 3º Serie 2025/2027 2024É um método anticoncepcional que, se usado de forma correta, pode agir impedindo a “ovulação”. Por isso, é o mais eficiente método anticoncepcional reversível que existe até hoje, e sua indicação deve ser feita a critério médico.
(Sônia Lopes e Sergio Rosso. Bio, 2013. Adaptado.)
Tal método é denominado
Questão 117 13430715
ENEM PPL 2º Dia (Amarelo – Reaplicação) 2023Um homem submetido à vasectomia tem a conexão dos testículos com a uretra interrompida em função do corte dos canais deferentes. Esse método contraceptivo é considerado definitivo quando a cirurgia é realizada corretamente.
Esse método contraceptivo é eficiente porque
Questão 40 9355694
Mackenzie 2022Leia o texto para responder a questão
TEXTO
“Implante hormonal divide opiniões de especialistas. Mas todos dizem que ele não pode ser usado por qualquer paciente. Não reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os implantes hormonais são defendidos e recomendados por muitos endocrinologistas e ginecologistas, principalmente no tratamento de miomas, endometriose e menopausa. A endocrinologista Mariana Farage, no entanto, lembra que eles surgiram como método contraceptivo, mas hoje são utilizados com finalidades estéticas.
Os anticoncepcionais tradicionais inibem a libido e têm efeitos colaterais adversos. Enquanto os implantes melhoram a libido e aumentam o ganho de massa muscular. Mas essa aplicação subcutânea nunca foi estudada e há efeitos colaterais, como aumento do clitóris, engrossamento da voz, aparecimento de acne e queda de cabelo. Não há dose segura e o fato de o implante ficar no corpo também é alvo de questionamentos.”
(Fonte: Maira Rubim, https://oglobo.globo.com/rio/bairros/implante-hormonal-divideopinioes-de-especialistas-25447323, 30/03/2022 - 07:00)
Os contraceptivos hormonais tradicionais evitam a fecundação, pois
Questão 14 7236736
IMEPAC 2020/1Diferentes métodos contraceptivos são usados por pessoas que têm vida sexual ativa e desejam evitar a gravidez, podendo também alguns deles prevenir certas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Os métodos que previnem a gravidez e DSTs, durante relações sexuais, são:
Pastas
06