Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Reprodução humana - Sexualidade e saúde
130 Questões
Questão 14 7236736
IMEPAC 2020/1Diferentes métodos contraceptivos são usados por pessoas que têm vida sexual ativa e desejam evitar a gravidez, podendo também alguns deles prevenir certas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Os métodos que previnem a gravidez e DSTs, durante relações sexuais, são:
Questão 22 5905388
UnirG 2020São doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) causadas por bactérias:
Questão 22 8817843
UFV 2019Métodos contraceptivos são métodos utilizados por pessoas com vida sexual ativa, visando evitar uma gravidez indesejada. Doenças sexualmente transmissíveis são doenças que se transmitem, principalmente, através de relações sexuais com parceiros infectados e sem a devida proteção.
Assinale a opção que apresenta métodos contraceptivos que também protegem contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis:
Questão 31 7173906
PUC-SP Inverno 2019Desde 2010, quando os serviços de saúde de todo o país passaram a ser obrigados a notificar os casos de sífilis adquirida para o Ministério da Saúde, foram registrados quase 480 mil novos casos. Entre os anos de 2016 e 2017, houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 28% em mulheres grávidas.
Disponível em: www.metropoles.com. Acesso em: 08 maio 2019 (adaptado).
Considere as seguintes situações:
I – Redução do uso de preservativos em relações sexuais.
II – Resistência do agente infeccioso ao tratamento.
III – Falta de medicamentos antivirais no mercado.
IV – Superpopulação de Aedes aegypti nas cidades.
Dentre essas situações mencionadas, aquelas que podem ser consideradas explicações para o aumento do número de casos descrito no texto são
Questão 6 6841519
OBB 1ª Fase 2019Leia o texto abaixo e responda a questão.
Estamos chegando cada vez mais perto da cura da AIDS. Apenas dois dias depois de cientistas terem anunciado a existência de uma segunda pessoa que pode ter vencido o vírus HIV, foi revelado um terceiro paciente que possivelmente teria sido totalmente curado da doença.
O anúncio desse terceiro avanço ocorreu na última terça-feira (5), durante a Conferência Sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle, nos Estados Unidos. O chamado “paciente de Düsselforf”, segundo um time de especialistas dos Países Baixos, foi submetido ao mesmo tipo de transplante de medula óssea pelo qual passaram os outros dois pacientes que também teriam sido curados.
O primeiro registro de que um homem teria se livrado do vírus HIV ocorreu em 2007. O caso foi inicialmente apelidado de “paciente de Berlim”; mas o homem acabou sendo identificado como Timothy Ray Brown, de 52 anos, que atualmente vive em Palm Springs, na Califórnia, Estados Unidos. Diagnosticado com leucemia, Brown teria enfrentado dois transplantes de célulastronco após os médicos não verem progresso com a quimioterapia. O doador que possibilitou o transplante tinha uma mutação na proteína CCR5, o sítio primário de ligação do HIV com as células T. Assim, o paciente teve de enfrentar uma dosagem de medicamentos imunossupressores e sofreu uma série de complicações; chegou a ficar em coma induzido e quase morreu.
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/03
Embora haja um grande avanço na expectativa de vida de pessoas soropositivas para o HIV, o número de infectados ainda é crescente em muitos estados do Brasil.
A mais importante forma de evitar o contágio por essa doença é o (a):
Questão 13 1532850
PUC-PR Medicina Inverno 2019Segundo a OMS, o Brasil tem gravidez na adolescência acima da média latino-americana. A cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e tiveram seus bebês, diz relatório da Organização Mundial da Saúde.
O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil.
https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/bemestar/noticia/brasil-tem-gravidez-na-adolescencia-acima-da-media-latino-americanadiz-oms.ghtml
Além do uso de contraceptivos, um maior entendimento a respeito do ciclo menstrual por parte das adolescentes também ajudaria a reduzir esses dados elevados.
Com base no gráfico e em seus conhecimentos sobre os hormônios do sistema reprodutor feminino, assinale a alternativa CORRETA.
Pastas
06