Questões de Biologia - Fisiologia animal e humana - Sentidos - Audição
23 Questões
Questão 42 311576
UFVJM 2014/1O espirro é a expulsão de ar de forma violenta pelo nariz, com o objetivo de eliminar alguma partícula estranha e irritante, e até mesmo micro-organismos. Portanto, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo.
A velocidade do espirro pode chegar até 160 km/h. Não é aconselhável segurar um espirro, pois a pressão provocada no ouvido e nas vias aéreas superiores é tão forte que pode causar vários problemas, como vertigens, surdez e até ruptura do tímpano.
Os nervos dos olhos e do nariz estão muito próximos e alguns possuem atividades relacionadas, portanto, quando um é estimulado, o outro reage com algum tipo de estímulo, por isso que os olhos se fecham quando espirramos. [...]
Fonte: http://www.infoescola.com. Acesso em: 02 de junho de 2014.
ASSINALE a alternativa que apresenta os sentidos que correspondem aos órgãos mencionados e à velocidade que o espirro pode atingir em m/s.
Questão 38 13146147
UESB 2º dia 2024O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
A Audição Humana
"Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno − decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo.
Como as pessoas percebem o som?
As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração. Essas vibrações são transmitidas a um conjunto de três pequenos ossos denominados de martelo, bigorna e estribo. As vibrações passam primeiro pelo martelo, que ao entrar em vibração aciona a bigorna e este finalmente faz o estribo vibrar. Durante esse processo as vibrações são ampliadas de forma que o ouvido passa a ter capacidade de perceber sons de intensidades muito baixas."
Após serem ampliadas, as vibrações alcançam o ouvido interno, o qual possui forma de um caracol. Dentro dessa pequena estrutura existem pequenos pelos e um líquido que facilita a propagação do som. Após passar por essa estrutura, as ondas sonoras estimulam células nervosas que enviam, através de um nervo auditivo, os sinais ao cérebro humano. Já no cérebro esses sinais sofrem inúmeras modificações, que no final faz com que o ser humano tenha a percepção do som."
"Por Marco Aurélio da Silva: A audição humana"
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-audicao-humana.htm
O som no ar tem sua velocidade alterada com a variação da temperatura. A velocidade do som, no ar, a uma certa temperatura, vale 340 m/s. O ouvido humano tem a capacidade de ouvir sons entre os intervalos das frequências 20 Hz e 20.000 Hz, conhecido como o som audível.
Seguindo esse pressuposto, o som mais agudo que o ouvido humano é capaz de ouvir, a essa temperatura, tem um comprimento de onda igual a:
Questão 56 9523968
URCA 1º Dia 2023/1Nos seres humanos, o órgão que apresenta células receptoras sensíveis às ondas sonoras é a orelha. Em virtude de suas características, o sistema auditivo humano é capaz de perceber frequências entre 20 Hz e 20.000 Hz. Sobre este órgão, considere as seguintes afirmativas:
I. Quando a membrana timpânica vibra, o martelo também vibra. Essa vibração passa pela bigorna, que faz vibrar o estribo. A vibração do estribo é transmitida ao nervo auditivo onde o som é interpretado e identificado.
II. No interior da cóclea, encontra-se uma membrana e, abaixo dela, as células receptoras. Quando as ondas atingem a membrana, ela vibra e estimula as células receptoras, as quais emitem impulsos nervosos.
III. As ondas sonoras são captadas pela concha da orelha e direcionadas pelo meato acústico externo até a tuba auditiva.
IV. A orelha média comunica-se com a laringe por meio da tuba auditiva que faz a pressão na orelha média ser igual à pressão do ambiente.
V. Os canais semicirculares da orelha interna estão relacionados com a movimentação da cabeça. Ao girarmos muito, assim que paramos, o líquido presente nos canais circulares continua a se deslocar e estimular as células pilosas, causando tontura.
Assinale a alternativa que corresponde às proposições corretas:
Questão 30 9550548
FACISA 2022/2‟Vários sons podem ser estranhos nessa primeira fase do implante auditivo, e o motivo é que o cérebro está aprendendo a ouvir, reconhecendo novos sons. Aos poucos, o cérebro vai assimilando, e quando vem a identificação, melhora, diz a analista de qualidade de software em seu Twitter”.
Fonte: Por Marina Pinhoni, g1 SP — São Paulo/03/03/2022 (adaptado)
Correlacionando a notícia dada pela relatora do uso do aparelho e os conhecimentos biológicos acerca do sistema auditivo humano, é correto afirmar:
Questão 31 9189328
FIMCA 2021Sobre as estruturas presentes na orelha humana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A orelha interna é formada pelo labirinto onde se encontra a membrana timpânica.
( ) A cóclea, estrutura responsável pela audição, é componente da orelha interna.
( ) O sáculo, presente na orelha interna, é recoberto por cristais de carbonato de cálcio – os otólitos.
( ) O aparelho vestibular, o martelo, a bigorna e o estribo são estruturas encontradas na orelha média.
A sequência está correta em
Questão 21 6318661
UniCesumar Serie 3 2020Considerando a fisiologia da audição, assinale a alternativa que apresenta a denominação das seguintes descrições, na sequência numérica em que aparecem.
1. Encontra-se no interior do sistema vestibular, órgão sensorial que detecta sensações do equilíbrio, e é um sistema de tubos e câmaras ósseas, localizado na parte petrosa do osso temporal.
2. Órgão receptor que gera impulsos nervosos em resposta à vibração da membrana basilar e contém receptores sensoriais chamados células ciliadas.
3. Estruturas que se projetam cranialmente das células ciliadas e tocam ou emergem no revestimento em gel da superfície da membrana tectorial na rampa média.
4. Estrutura que permite que as vibrações do som, em qualquer parte da membrana timpânica, sejam transmitidas aos ossículos, o que não ocorreria se a membrana fosse frouxa. A extremidade do cabo do martelo é fixada ao centro da membrana timpânica, e esse ponto de fixação é constantemente tracionado por essa estrutura.
Pastas
06