
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Fisiologia animal e humana
Questão 86 305893
UnB 2018/2
Considerando a figura apresentada, que ilustra estruturas associadas à capacidade olfativa do ser humano, julgue o seguinte item, a respeito das estruturas indicadas pelas letras de A a D.
Em uma pessoa com resfriado, os receptores olfatórios, indicados pela letra B, ficam inacessíveis à presença de odorantes nas fossas nasais, em virtude da intensa produção de muco.
Questão 42 311576
UFVJM 2014/1O espirro é a expulsão de ar de forma violenta pelo nariz, com o objetivo de eliminar alguma partícula estranha e irritante, e até mesmo micro-organismos. Portanto, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo.
A velocidade do espirro pode chegar até 160 km/h. Não é aconselhável segurar um espirro, pois a pressão provocada no ouvido e nas vias aéreas superiores é tão forte que pode causar vários problemas, como vertigens, surdez e até ruptura do tímpano.
Os nervos dos olhos e do nariz estão muito próximos e alguns possuem atividades relacionadas, portanto, quando um é estimulado, o outro reage com algum tipo de estímulo, por isso que os olhos se fecham quando espirramos. [...]
Fonte: http://www.infoescola.com. Acesso em: 02 de junho de 2014.
ASSINALE a alternativa que apresenta os sentidos que correspondem aos órgãos mencionados e à velocidade que o espirro pode atingir em m/s.
Questão 32 6318869
UniCesumar Serie 2 2019O epitélio olfatório é um neuroepitélio colunar pseudo-estratificado formado por três tipos celulares: as células de sustentação, as células basais e as células olfatórias.
As duas primeiras são células epiteliais, enquanto a última é
Questão 7 289366
UPE 2° Fase 2° Dia 2018Conhecidos como o melhor amigo do homem, os cães são animais considerados, às vezes, como membros da família. São muito sensíveis, e essa sensibilidade tem sido usada pelo homem, além de outras habilidades. Esses animais têm o olfato e o paladar muito desenvolvidos. Embora não percebam bem as cores, podem auxiliar os humanos como cães-guia e também na detecção de drogas, localização de bombas e armas de fogo e de indivíduos suspeitos ou desaparecidos. Para realizar essas tarefas, o animal utiliza diferentes tipos de receptores sensoriais com funções distintas.
Sobre a função desses receptores, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 8 141593
UPE 2° Fase / 2° Dia SSA 2016Uma das estratégias de leitura de tudo o que está externo e interno ao corpo está relacionada aos sentidos. Por meio deles, a espécie humana percebe possíveis perigos à sua integridade, detecta fatores ambientais, entre outros aspectos, enfim, um monitoramento do ambiente interno e externo ao corpo. Dessa forma, quanto mais informações e detalhes os sentidos apresentarem, melhores serão as chances de adaptação e sobrevivência. Assim, “esses órgãos são considerados uma janela para o mundo”. Em relação aos órgãos dos sentidos, analise as afirmativas a seguir:
I. As células sensoriais do olfato e do paladar, respectivamente, permitem ao animal sentir o aroma dos alimentos ingeridos como também distinguir os sabores salgado, doce, amargo, azedo e o umami, sendo este último sabor produzido por algumas moléculas dispersas no ar.
II. Os olhos, além de revelarem emoções, são estruturas, que apresentam fotorreceptores os quais permitem colher diversas informações do meio, tais como as cores e a luminosidade, percepções relacionadas aos cones e bastonetes, respectivamente.
III. As substâncias químicas precisam estar dissolvidas na película de água que cobre os órgãos dos sentidos nas cavidades nasais, para que possam impressionar os receptores olfativos.
IV. Os sentidos da audição e do equilíbrio são percebidos pelos receptores do ouvido externo que são estruturas especializadas na percepção de sons e na análise da posição do corpo.
V. Os mecanorreceptores e quimiorreceptores são receptores do tato que estão localizados próximos à superfície do corpo, possibilitando aos animais a percepção de texturas e da temperatura de um ambiente, entre outras.
Estão CORRETAS apenas
Questão 23 81355
PUC-Campinas Medicina 2011/1Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo.
Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligadosagiam na identificação dos inimigos naturais.
(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53)
A informação química recebida pelas células nervosas olfativas são moléculas específicas no estado gasoso. A concentração dessas moléculas no ar depende da capacidade de volatilização das substâncias e pode ser determinada pela observação de suas propriedades como, por exemplo, a