Questões de Biologia - Biologia Celular (Citologia)
A “maquinaria” da célula humana é um exemplo de obra de arte exibida pela natureza. Essa maquinaria é composta por organelas que funcionam como se fossem pequenos “órgãos” presentes no corpo, exercendo com excelência o papel de manutenção da vida.
Uma das funções biológicas dessa maquinaria é a síntese de proteínas, atividade comumente realizada no
TERAPIA CONTRA O CÂNCER COM CÉLULAS CAR-T
O tratamento mais inovador da medicina já está no Brasil e cada vez mais perto de chegar ao SUS.
A tecnologia CAR-T Cell é um tipo de imunoterapia que utiliza linfócitos T, células do sistema imune responsáveis por combater agentes patogênicos e matar células infectadas. O tratamento consiste em retirar e isolar os linfócitos T, ativá-los, “reprogramálos” para conseguirem identificar células do câncer e depois inseri-los de volta no organismo do indivíduo. Nesse momento, as células de defesa modificadas voltam com mais força para eliminar as células tumorais. Todo esse processo, desde a coleta, modificação das células e aplicação no paciente, pode durar em torno de 60 dias. A parceria entre Butantan, Hemocentro de Ribeirão Preto e USP na construção das duas unidades tem o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento e fazer com que ele chegue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, a terapia só era oferecida no Centro de Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e em pequena escala – um paciente em tratamento por vez. A criação de duas unidades de terapia celular (uma em Ribeirão Preto e outra em São Paulo) vai aumentar essa capacidade para até 300 pacientes por ano.
Fonte: https://terapiacelular.butantan.gov.br/duvidas-frequentes.php
Na técnica CAR-T, os linfócitos T passam a expressar um receptor para o antígeno CD-19, uma proteína comum na superfície das células tumorais.
A produção do antígeno CD-19 nas células tumorais ocorre na seguinte organela citoplasmática:
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e sedativos induzem o aumento da superfície da membrana de uma determinada organela. Esse aumento está diretamente relacionado com a tolerância do organismo às drogas. Organismos mais tolerantes tendem a necessitar de maior consumo de tais substâncias para obterem o mesmo efeito psicoativo inicial.
A organela a que o texto se refere é
INSTRUÇÃO: A figura a seguir representa a entrada e replicação do SARS-CoV-2 em células hospedeiras. Analise-a.
Considerando a figura e o assunto relacionado com os constituintes celulares, assinale a alternativa que apresenta uma função de organela contemplada na figura.
O útero sofre numerosas mudanças durante a gravidez. A principal é a sua mudança de tamanho e peso progressivos. Antes de começar a gestação, esse órgão pesa 70 gramas e, ao acabar, pode chegar a pesar um quilo. A involução do útero trata-se de um processo através do qual ele volta ao seu tamanho habitual depois de uma mulher ter dado à luz. A involução uterina tem como causa principal a repentina queda dos níveis de estrogênio e progesterona, que desencadeia a liberação de enzimas proteolíticas no endométrio. Essas enzimas, por meio de um processo de autólise, transformam o material proteico das células endometriais em substâncias que são absorvidas e eliminadas pela urina.
Qual a organela citoplasmática está diretamente relacionada ao processo descrito acima?
Considerando as figuras precedentes, que mostram os cortes de duas células cujos componentes são identificados pelos números de I a VIII, julgue o item subsequente.
Os elementos identificados por I e VI correspondem a locais de intensa transcrição do ácido ribonucleico ribossômico (RNAr).