
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Biologia Celular (Citologia)
Questão 16 9703037
IMEPAC Araguari 2022/1A Doença de Gaucher é uma doença genética que tem como característica a deficiência na produção da enzima ß-glicosidase ácida ou glicocerebrosidase. A função habitual dessa enzima, nas pessoas sem a doença, é fazer a “digestão” de um substrato lipídico, o glicocerebrosídeo, dentro da célula. Por causa da alteração no gene que produz a enzima, seu nível é insuficiente e ela não consegue, com a rapidez necessária, decompor o substrato, que então se acumula em uma estrutura celular. Essa estrutura fica pesada, “gorda”, cheia de glicocerebrosídeo não digerido, o que leva a célula a ser chamada de células de Gaucher. Os órgãos que contêm tais células aumentam de tamanho, o que ocasiona manifestações clínicas de tipo e gravidade variáveis.
Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/gaucher-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 26 ago. 2021 (adaptado).
Células de Gaucher podem aparecer em várias regiões do corpo humano, pois a disfunção ocorre em uma estrutura específica que as células possuem, chamada de
Questão 15 7689987
UniAtenas 2020O útero sofre numerosas mudanças durante a gravidez. A principal é a sua mudança de tamanho e peso progressivos. Antes de começar a gestação, esse órgão pesa 70 gramas e, ao acabar, pode chegar a pesar um quilo. A involução do útero trata-se de um processo através do qual ele volta ao seu tamanho habitual depois de uma mulher ter dado à luz. A involução uterina tem como causa principal a repentina queda dos níveis de estrogênio e progesterona, que desencadeia a liberação de enzimas proteolíticas no endométrio. Essas enzimas, por meio de um processo de autólise, transformam o material proteico das células endometriais em substâncias que são absorvidas e eliminadas pela urina.
Qual a organela citoplasmática está diretamente relacionada ao processo descrito acima?
Questão 4 891064
UFRGS 3° Dia 2019Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Os peroxissomos são organelas enzimáticas de membrana única, cuja principal função é a ........ de certas substâncias orgânicas nas células, em especial, ........ . Nessa reação, surge um subproduto muito tóxico para a célula, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), que precisa ser rapidamente degradado por uma de suas principais enzimas, a ......... .
Questão 42 7201534
UNIFAN Medicina 2017/2Os seres vivos se diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. A célula é a menor parte dos seres vivos com formas e funções definidas. Cada organela presente na célula apresenta uma função específica.
Assinale a alternativa que representa as organelas, de conformidade com os itens:
I. Presente exclusivamente nas células vegetais.
II. Realiza a digestão intracelular.
III. Representa um sistema de comunicação interna das células, formado por várias membranas e canais que se estendem do citoplasma até o envoltório nuclear.
IV. Produz a catalase.
Questão 22 112674
FCM PB Medicina 2016/1MT.R., masculino, 45 anos, faz uso contínuo de bebidas alcoólicas. Após acordar, ele já toma uma dose e assim segue durante todo o dia. Este tipo de atitude já vem ocorrendo durante três anos. Sabendo-se que o álcool quando ingerido em grandes quantidades é considerado tóxico e promove mudanças no comportamento além de falta de consciência; pergunta-se: qual o órgão e a organela responsáveis pela detoxificação dessa substância no sangue?
Questão 54 693173
UNESC 2016A célula eucarionte possui várias organelas que desempenham funções específicas na célula, como lisossomo e peroxissomo cujas funções são respectivamente: