
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Biologia Celular (Citologia)
Questão 33 7522525
UFMS 2022Observe o quadro a seguir:
Com base nas informações do quadro, podemos constatar que em I, II, III, e IV temos, respectivamente:
Questão 71 1476605
UNESP 2020Analise as estruturas das clorofilas a e b.
As clorofilas a e b estão presentes na estrutura celular denominada , sendo que a clorofila é a principal responsável pelo processo de fotossíntese. Nas duas clorofilas, o elemento magnésio encontra-se sob a forma de íons com número de carga . A diferença entre as duas estruturas é a presença, na clorofila b, de um grupo da função orgânica , em vez de um dos grupos metil da clorofila a.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
Questão 1 4504825
UFGD 2020A equação da fotossíntese é tradicionalmente representada pela fórmula a seguir
6CO2 + 6H2O + Luz → C6H12O6 + 6CO2
Com relação à fotossíntese e ao(s) organismo(s) que participa(m) desse processo, assinale a alternativa correta.
Questão 33 6307535
PUC-MG 2019/2Células podem utilizar energia para sintetizar os materiais que necessitam em atividades como crescer, reproduzir e se movimentar. A energia pode ser transformada de uma forma para outra em vários organoides.
São organoides responsáveis por transformações de modalidades diferentes de energia química em física e energia física em química, respectivamente:
Questão 42 7331300
UCS Inverno 2019A grande maioria dos cientistas acredita que o ancestral dos seres vivos atuais tenha sido um procarionte e que algumas organelas teriam se originado de relações endossimbióticas. O esquema abaixo representa a origem das células eucarióticas atuais.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: Biologia das células. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. (Adaptado.)
Os processos de endossimbiose, destacados no esquema acima (I e II), deram origem, respectivamente,
Questão 14 6879005
OBB 1° Fase 2018Leia o texto abaixo e responda a questão Fotossíntese artificial pode ajudar no combate aos gases do efeito estufa
O acúmulo de gases do efeito estufa é considerado o maior desafio atual da Humanidade, e um novo mecanismo, inspirado na fotossíntese, pode ajudar na retirada desses gases da atmosfera. Um estudo divulgado nesta terça-feira descreve um método criado por um professor de química da Universidade da Flórida Central, que mimetiza o processo químico das plantas clorofiladas, com a captura de gases-estufa e a geração de energia.
— Este trabalho é grande avanço — disse Fernando Uribe-Romo, autor da descoberta. — A criação de materiais que absorvam uma cor específica da luz é muito difícil do ponto de vista científico, mas para a sociedade, marca uma contribuição para o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de reduzir os gasesestufa.
Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/fotos sintese-artificial-pode-ajudar-no-combate-aos-gases-do-efeitoestufa-21258646#ixzz57Z6hVHn7
O processo desenvolvido pelos cientistas mimetiza a fotossíntese.
A organela responsável por este processo nas plantas é o (a):