
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Biologia Celular (Citologia)
Questão 32 6715684
USS 2022/1A termogenina é uma proteína da membrana mitocondrial, desacopladora da fosforilação oxidativa. Ela atua desfazendo o gradiente de prótons entre as duas membranas da mitocôndria e impede a síntese de ATP, permitindo que a energia armazenada na mitocôndria se dissipe na forma de calor.
Essa proteína desacopladora ocorre naturalmente em recém-nascidos e sua ação é importante para manutenção da temperatura corporal.
Em neonatos, mitocôndrias ricas em termogenina são encontradas no tecido:
Questão 9 7225689
PUC-PR Verão Medicina 2022Leia a seguir.
Bebê com DNA de "três pais" nasce na Grécia
Forma experimental de fertilização in vitro faz com que bebê seja parente da mãe, da doadora de óvulos e do pai. Um bebê com DNA de três pessoas nasceu na Grécia após um controverso tratamento de fertilidade. De acordo com os médicos, a mãe e a criança, que nasceu pesando 2,9 kg, passam bem. Os médicos acreditam que estão "fazendo história na medicina" e que o tratamento poderia ajudar casais com problemas de fertilidade em todo o mundo.
Disponível em:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/04/bebe-com-dna-de-tres-pais-nasce-na-grecia.html. Acesso: 06 de set. 2021.
A participação da doadora dos óvulos na composição genética do bebê pode ser confirmada pela
Questão 33 7522525
UFMS 2022Observe o quadro a seguir:
Com base nas informações do quadro, podemos constatar que em I, II, III, e IV temos, respectivamente:
Questão 42 4972338
Unit-AL Demais cursos 2020/1O treinamento resistido é fundamental para manutenção da saúde e melhora de capacidades fundamentais, como força, aptidão cardiorrespiratória e equilíbrio. Quando o objetivo é perder peso, a musculação, por ser um exercício de alta intensidade, leva a um gasto calórico elevado, mas seu principal benefício está relacionado ao ganho de massa muscular. Esta, por sua vez, elevará o gasto calórico metabólico, já que os músculos são um dos principais responsáveis pelo consumo de energia, ajudando também na redução do que chamamos de “gordura localizada”.
(O TREINAMENTO resistido, 2019).
De acordo com essas informações e reconhecendo as estruturas das células formadoras dos músculos, é correto afirmar que a organela celular que está associada ao êxito do trabalho muscular é a
Questão 25 1366756
UnB 2° Dia 2019Considerando as figuras precedentes, que mostram os cortes de duas células cujos componentes são identificados pelos números de I a VIII, julgue o item subsequente.
Os elementos identificados por I e VI correspondem a locais de intensa transcrição do ácido ribonucleico ribossômico (RNAr).
Questão 10 1534587
PUC-PR Inverno - Demais Cursos 2019Leia a seguir.
Insuficiência cardíaca: SAMbA, a molécula desenvolvida por pesquisador brasileiro para tratar a doença
Estudos com pedaços de um coração substituído por outro num transplante levaram à descoberta de uma das causas da progressão da insuficiência cardíaca e ao desenvolvimento de uma molécula para tratar essa doença.
[...]
Como o nome sugere, a insuficiência cardíaca caracteriza-se pela baixa capacidade do coração de bombear sangue para o restante do corpo e pode ser causada por um infarto, hipertensão ou problemas nas válvulas do órgão. Ela é o último estágio de diversas doenças cardiovasculares, as que mais matam no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 17,7 milhões de pessoas tenham morrido no mundo por causa delas em 2015.
Durante a pesquisa, que começou em 2009, os cientistas, liderados pelo brasileiro Júlio César Batista Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, descobriram um mecanismo que faz a insuficiência cardíaca progredir. Trata-se da interação entre duas proteínas, a Kinase Beta 2 (Beta2PKC) e a Mitofusina 1 (Mfn1), no interior da mitocôndria [...].
De acordo com Ferreira, quando as duas proteínas interagem, a Beta2PKC desliga a Mfn1, o que prejudica o funcionamento da mitocôndria, [...].
"Essa interação entre as duas proteínas, que até então não se sabia ser tão importante na progressão da insuficiência cardíaca, foi uma das principais descobertas do nosso trabalho", diz o pesquisador.
Depois de desligar a Mfn1, a Beta2PKC começa a se acumular no interior da mitocôndria. Em trabalhos anteriores, a equipe liderada por Ferreira já havia conseguido inibir essa segunda proteína e este processo de acúmulo. Com isso, o funcionamento do coração com insuficiência melhorava.
"O problema é que esta solução também impedia a Beta2PKC de realizar outras funções suas, benéficas para o funcionamento do músculo cardíaco", revela Ferreira. [...]
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46998818. Acesso em: 2/2/19.
Com base em seus conhecimentos e nas informações contidas na notícia, é possível afirmar que, como a interação das moléculas prejudica