
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Biologia Celular (Citologia)
Questão 27 6305867
EMESCAM 2021/2O que faz dos corais da Amazônia um tesouro natural?
O recife, chamado de Corais da Amazônia, foi uma descoberta que deixou o mundo científico de queixo caído por ver que a natureza encontra saídas para a vida em regiões que parecem inóspitas. Uma dessas características inóspitas é a água turva da região, que possui essa característica devido aos pedaços de floresta que ela carrega. A turbidez compromete a entrada da luz solar no ambiente aquático, tendo pontos em que a luminosidade não passa de 2%. Só que corais comuns precisam de luz e oxigênio para viver. A solução para os corais desse recife foi contar com bactérias que disponibilizam matéria orgânica produzida a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas presentes no mar (como amônia, ferro, nitrito e enxofre).
Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/o-que-faz-dos-corais-da-amazonia-umtesouro-natural/. Acesso em: 10 mar. 2021. (Adaptação)
A matéria orgânica disponibilizada para os corais é produzida pelas bactérias por meio da
Questão 46 211573
FUVEST 2018Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:
luz
I. Fotossíntese 6 H2O + 6 CO2 → 6 O2 + C6H12O6
II. Quimiossíntese metanogênica CO2 + 4 H2 → CH4 + 2 H2O
III. Respiração celular 6 O2 + C6H12O6 → 6 H2O + 6 CO2
A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são:
Questão 46 91186
UNIFESO 2015/1Várias espécies de bactérias têm sido encontradas em grandes profundidades, no oceano, em locais onde ocorre liberação de água aquecida.
Nesses ecossistemas marinhos, essas bactérias podem usar gás sulfídrico (H2S) como fonte de energia para fixar CO2 em moléculas orgânicas.
Com relação ao tipo de nutrição, as bactérias acima são classificadas como
Questão 10 49847
USF 2011/2UM DIÁLOGO PROBLEMÁTICO
Ciência e mídia em Fukushima
Parece que a ciência, a mídia e a população em geral sempre terão relações conturbadas. E um evento grave e recente como o do acidente nuclear em Fukushima, no Japão, é cenário perfeito para evidenciar as contradições desse triângulo nem tão amoroso assim, que tem ainda outros atores de peso, como os interesses corporativos e as administrações públicas.
Silêncio e contradições rondam o acidente nuclear de Fukushima, que foi recentemente alçado ao nível sete de gravidade. (foto: Flickr/ daveeza – CC BY-SA 2.0)
Acidentes nucleares dessa magnitude são felizmente muito raros e, portanto, sempre nos pegam desprevenidos, como qualquer evento que tenha baixa probabilidade e alto risco.
Mas os acidentes nucleares têm agravantes peculiares, como o fato de envolverem um agente que não tem cor nem cheiro, é imperceptível – mesmo em altas doses – e pode agir a distância e afetar não apenas vítimas de hoje, mas também seus descendentes. Esse agente pode ser natural ou artificial, provocar câncer ou curá-lo, gerar eletricidade sem emissão direta de carbono por décadas e, de uma hora para outra, transformar-se em um monstro incontrolável.
Um acidente como o de Fukushima, recentemente promovido ao nível sete de gravidade, tem amplas e graves consequências ambientais, sociais e também morais. Expõe o fato de que foi feita, e perdida, uma aposta. De que superestimamos o que sabemos e subestimamos o que ignoramos. E pior: que os que sabem alguma coisa não estão nos contando quase nada.
Jean Remy Davée Guimarães – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Energia nuclear Comunicação
Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/um-dialogo problematico/?searchterm=acidente nuclear> Acesso em: 25
abr. 2011. (Adaptado).
Não podemos falar em antibióticos sem pensar nos fungos. A humanidade se desenvolveu através de uma estreita relação com esses organismos. Dos processos a seguir citados, assinale o único que não representa importância dos fungos para a humanidade.
Questão 20 5949359
PUC-MG 2021A produção de ATP pelas mitocôndrias, cloroplastos e de bactérias em processo de respiração celular, depende da geração de diferenças na concentração de prótons (H+ ) entre dois lados de uma membrana. As diferenças na concentração de H+ entre os dois lados de uma membrana (seja interna de mitocôndrias; dos tilacoides e de células procariontes) são construídas por transporte ativo (bombade-prótons) que usa energia liberada por elétrons que fluem em cadeias de transporte de elétrons até um aceptor final, que pode ser ou não o oxigênio. Quando prótons retornam através de um complexo proteico denominado de ATP-sintase, a energia liberada é suficiente para a síntese de ATP (ver esquema abaixo).
Está INCORRETO o que se afirma em:
Questão 41 1374683
USS 2019/1Uma das teorias da origem da vida na Terra sugere que o início ocorreu a partir de fontes hidrotermais marinhas, localizadas nas regiões mais profundas dos oceanos. Essas fontes liberam substâncias e energia necessárias para síntese da matéria orgânica a partir da oxidação de moléculas inorgânicas.
De acordo com a teoria, as primeiras formas de vida apresentam o seguinte tipo de metabolismo energético: