Questões de Biologia - Histologia
Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.
A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.
(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/estudo-revela-como-o-desequilibrio-da-microbiota-intestinal-pode-levar-a-doenca-de-parkinson/38159/. Acesso em 07/06/2022.)
Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos, adultos e saudáveis, encontraram-se em São Paulo, a fim de doarem sangue para o irmão mais novo, Marcelo, também adulto, que acabara de ser diagnosticado com leucemia mieloide. Os três moram em São Paulo, mas Fábio voltou às pressas do Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passava férias há 20 dias. Rogério voltou de La Paz, na Bolívia, onde também estava em férias há 20 dias. Assim que que se encontraram, foram submetidos a um exame de sangue, hemograma, para avaliação de seus parâmetros hematológicos.
A tabela apresenta alguns dados obtidos com o hemograma de cada um deles.
Os resultados dos hemogramas indicam que os indivíduos 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
Probióticos são microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde. Estudos sugerem que os probióticos podem estimular a ativação dos macrófagos e de células T e B. Além disso, também promovem um aumento nos níveis de citocinas e de imunoglobulinas na circulação sanguínea.
O mecanismo de ação desses probióticos é similar ao do seguinte fármaco:
Impactos positivos do sono sobre o rendimento físico, segundo a ciência
O exercício é ótimo para melhorar o condicionamento aeróbico. Um fator que contribui para melhorar a capacidade aeróbica é a função de uma organela presente nas células dos músculos que são responsáveis por gerar a energia que o músculo requer durante o exercício. Pesquisas mostram que dormir mal (apenas quatro horas por noite durante cinco noites) pode reduzir a função dessas organelas em pessoas saudáveis.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ cgljy78pll1o. Acesso em: 11 mar. 2023 (adaptado).
Dormir mal afeta diretamente a capacidade aeróbica porque
Os mais antigos cozinhavam o feijão na panela de ferro a fim de acabar com a palidez de seus filhos. Alguns chegavam até a colocar um prego enferrujado nesse cozimento para liberar o ferro contido nele. Sabe-se que esse elemento pode ser encontrado na sua forma metálica ou iônica, sendo essencial para a manutenção da vida humana.
As estratégias citadas eram utilizadas com o objetivo de
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Um remédio para diabetes alcança resultados inéditos contra obesidade
A semaglutida, medicamento originalmente usado no tratamento do diabetes, é capaz de gerar um emagrecimento considerável em obesos. O endocrinologista Rodrigo Moreira, vice-presidente do departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), conta que, quando comemos alguma coisa, nosso organismo produz um peptídeo chamado GLP-1. Essa molécula possui três importantes funções: melhorar a secreção de insulina no pâncreas, induzir o estômago a esvaziar mais devagar e controlar as sensações de fome e saciedade no cérebro. Novos medicamentos análogos ao GLP-1 como a liraglutida e semaglutida vem alcançando resultados bastante satisfatórios no controle da obesidade.
Os medicamentos descritos no texto possuem aplicação subcutânea. Observe o esquema abaixo que demonstra sua aplicação:
O tecido no qual medicamentos subcutâneos são aplicados abaixo da pele (camadas com gordura) pode ser classificado como: