Questões de Biologia - Histologia
Impactos positivos do sono sobre o rendimento físico, segundo a ciência
O exercício é ótimo para melhorar o condicionamento aeróbico. Um fator que contribui para melhorar a capacidade aeróbica é a função de uma organela presente nas células dos músculos que são responsáveis por gerar a energia que o músculo requer durante o exercício. Pesquisas mostram que dormir mal (apenas quatro horas por noite durante cinco noites) pode reduzir a função dessas organelas em pessoas saudáveis.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ cgljy78pll1o. Acesso em: 11 mar. 2023 (adaptado).
Dormir mal afeta diretamente a capacidade aeróbica porque
A cólica menstrual pode ser causada devido aos efeitos de alguns hormônios ovarianos que promovem movimentos involuntários intensos do útero, levando à eliminação de partes do endométrio na forma de fluxo menstrual.
Esses movimentos são realizados por células que compõem o tecido
No interior da fibra muscular existem as miofibrilas, que são formadas por miofilamentos, ambos fundamentais no processo de contração muscular.
Os dois miofilamentos que atuam na contração de uma fibra muscular esquelética são
No corpo humano, encontramos dois principais tipos de fibras musculares esqueléticas: as fibras de contração lenta, também chamadas fibras vermelhas, que apresentam muitas mitocôndrias e alta concentração de mioglobina, proteína carregadora de oxigênio, e fibras de contração rápida, de cor branca, com baixo teor de mioglobina, poucas mitocôndrias e menos vasos sanguíneos do que as fibras lentas. As fibras lentas se contraem mais lentamente, mas são capazes de manter contrações por longos períodos enquanto as fibras rápidas se contraem rapidamente. Porém, por períodos muito curtos de tempo.
Sobre essas fibras considere as seguintes afirmações:
I. As fibras vermelhas mantêm as contrações por longos períodos, pois têm capacidade de carregar oxigênio e utilizar gorduras e carboidratos como fonte de energia.
II. As fibras brancas, de contração rápida, são adaptadas para atividades aeróbicas de resistência, como correr uma maratona.
III. A produção de ATP nas fibras brancas, de contração rápida, durante exercício intenso, é feita por meio de fermentação lática.
Sobre essas afirmações pode-se dizer que está(ão) CORRETA(S) apenas:
A covid-19 é uma doença que afeta diversos sistemas do organismo humano. Seu início ocorre pela interação de proteínas do vírus SARS-CoV-2 com uma proteína chamada de receptor de ECA2, que, estando presente em diversas células, participa de vários processos orgânicos, como, por exemplo, o do controle da pressão arterial, interferindo indiretamente na dilatação de artérias. O receptor de ECA2 também é abundante nos pulmões e interfere na resposta inflamatória, fatores que, estando associados à redução de trocas gasosas durante a doença, causam a baixa saturação de oxigênio. As alterações na resposta inflamatória também podem desencadear mecanismos de coagulação, causando obstrução vascular, a chamada trombose. Esta, por sua vez, pode levar ao comprometimento renal, impedindo a filtração necessária à homeostase.
Internet: www.technologyreview.com>; <www.nationalgeographic.com; e www.hms.harvard.edu (com adaptações).
O tecido muscular encontrado nas artérias a que se refere o texto é do tipo liso.
O gráfico representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular de dois tecidos humanos (1 e 2), bem como o efeito do tratamento do tecido 2 com uma substância que afeta a divisão celular:
Os tecidos 1 e 2 e uma aplicação médica do efeito do tratamento são, respectivamente: