
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Animais
Questão 60 6332540
UECE 2020/2São características dos representantes do filo Annelida:
Questão 47 1446257
UNICAMP 2019Nos quadrinhos a seguir, o personagem Garfield questiona a relevância ecológica do animal representado à direita.
Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos zoológicos e ecológicos referentes a esse animal.
Questão 45 7332791
UCS Verão 2019A respiração é um importante processo pelo qual os animais capturam o oxigênio, que será utilizado em reações metabólicas, e eliminam o gás carbônico, que é um resíduo resultante dessa utilização. Diferentes formas de captação e eliminação de gases foram desenvolvidas durante a evolução, principalmente direcionadas pela demanda de oxigênio e pelo ambiente onde o animal captura esse gás.
Em relação às formas de respiração, assinale a alternativa correta.
Questão 43 608827
UFT Manhã 2019Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
Questão 28 301773
FPP Demais Cursos 2018Leia o texto.
Hermafroditas e com 32 cérebros: as sanguessugas e sua utilização pela medicina
Elas são algumas das criaturas mais repugnantes de que a medicina já precisou e, apesar dos avanços da tecnologia, continuam sendo vitais
Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma. Elas são úmidas e gosmentas e, ao longo da história, foram temidas, odiadas e amadas pela humanidade. Mas não importa o quanto avancemos tecnologicamente: ainda não surgiu nada para substituir o seu uso.
O laboratório BioPharm, no País de Gales, cria dezenas de milhares desses anelídeos, parecidos com lesmas escuras, para uso em hospitais em várias partes do mundo. Os animais são deixados sem alimento entre seis e nove meses, a fim de estarem famintos na hora de "trabalhar" – em outras palavras, sugar o sangue de um paciente. Esse é o seu papel como ferramenta fundamental na cirurgia reconstrutiva contemporânea.
Os quatro humores
A fama das sanguessugas vem de tempos remotos: "Um aspecto interessante sobre as sanguessugas é que elas aparecem de forma repetida ao longo da história da humanidade e em todas as culturas humanas", afirmou Robert Kirk, professor de Humanidades e História da Medicina na Universidade de Manchester, na Inglaterra.Os babilônios se referiam às sanguessugas como filhas da deusa da medicina, mas também eram consideradas criaturas perigosas capazes de drenar o sangue de qualquer um. "Nessa cultura ancestral, as sanguessugas representavam tanto uma ameaça à saúde como uma ferramenta de cura", acrescenta.
Essa visão permaneceu ao longo dos tempos, à medida que as criaturas eram usadas por egípcios, gregos e romanos e por povos na China, na Índia e na Europa Ocidental, até os dias de hoje.
Houve até um tempo em que os anelídeos eram muito caros, pois representavam a solução para qualquer mal-estar. Os médicos acreditavam na teoria dos quatro "humores": determinados estados da mente eram causados por excesso de sangue no corpo – sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra.Assim, para restaurar o equilíbrio do corpo e virtualmente curar qualquer doença, às vezes era preciso drenar parte do sangue do paciente.
Disponível em: . Acesso em: 13/06/17.
As sanguessugas descritas no texto são animais
Questão 15 1425680
URCA 2° Dia 2017/2Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea.
Você diria que esse animal é... responda corretamente.