
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Ecologia
Questão 6 9097245
UFPR 2023Considere que o destino dos heterótrofos é se alimentarem de um autótrofo, ou ainda de outro heterótrofo que, por sua vez, alimentou-se de um autótrofo. Isso pode continuar por muitos níveis tróficos, mas no início sempre há um autótrofo.
A esse respeito, é correto afirmar:
Questão 28 9540354
UNIFOR Demais Cursos 2023/2O fluxo de matéria, ou biomassa, está diretamente relacionado com o fluxo de energia em um ecossistema, isso porque ao se alimentar para adquirir energia e outros compostos, o organismo ingere uma quantidade de biomassa pertencente ao organismo que ele consumiu.
Dessa forma, a quantidade de matéria consumida em um determinado nível trófico pode ser esquematizada em uma pirâmide de biomassa, geralmente expressa em g/m² (gramas por metro quadrado).
De forma mais comum, em um ecossistema, a quantidade de biomassa ou matéria pertencente ao nível trófico dos produtores é maior e, à medida que se avança para os níveis tróficos posteriores, a quantidade de matéria tende a diminuir.
Disponível em: https://querobolsa.com.br/enem/ biologia/fluxo-de-materia-e-energia. Acesso em: 14 maio 2023 (adaptado).
Sobre o fluxo de energia e matéria em um ecossistema, avalie as informações a seguir.
I. Fitoplâncton pode ser definido como uma comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente em grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios e lagoas. Esses organismos exercem, em seus ecossistemas, a função de consumidores primários.
II. Em uma cadeia alimentar, um gato poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de ração a base de fibra de beterraba e carne de vaca.
III. Organismos que atacam cadáveres para obter energia e substâncias importantes para o seu funcionamento são seres autotróficos, portanto são os produtores primários.
IV. Considerando que a biomassa é reduzida de um nível trófico para outro, a concentração das substâncias tóxicas (poluentes persistentes) aumenta ao longo da cadeia alimentar.
É correto apenas o que se afirma em
Questão 29 9540379
UNIFOR Demais Cursos 2023/2A figura a seguir é resultante de um grande estudo sobre o efeito do declínio de carnívoros grandes na abundância de espécies em suas teias alimentares. As barras à esquerda representam os efeitos diretos, e as barras à direita representam os efeitos indiretos. O número de anos diz há quanto tempo as espécies de carnívoros deixaram de existir no local do estudo.
A respeito das pressões sobre a biodiversidade, essa pesquisa sugere que
Questão 61 6265347
UNESP 2022/1As aranhas comem cobras pelo mundo inteiro, revela estudo surpreendente
Uma viúva-negra ataca uma cobra no Parque Nacional de New River Gorge, na Virgínia Ocidental.
Uma aranha consegue matar e comer uma cobra? Esta pergunta é o tema de um novo estudo publicado na Journal of Arachnology. A resposta é um grande “sim”. “As aranhas que comem cobras podem ser encontradas em todos os continentes (exceto no Antártico). Para compreender completamente o papel importante das aranhas no equilíbrio da natureza, é crucial compreender todo o espectro dos seus hábitos alimentares”, diz Martin Nyffeler, líder do estudo e especialista em aranhas da Universidade de Basileia, na Suíça.
(www.natgeo. Adaptado.)
A reportagem apresenta uma situação peculiar em uma teia alimentar, na qual as aranhas comem cobras, que por sua vez comem aranhas. Contudo, outros organismos integram essa teia alimentar, como exemplificado no esquema a seguir.
Considerando as informações do texto e a teia alimentar do esquema
Questão 34 9248838
FIMCA 2022A imagem a seguir contextualiza a questão. Analise-a atentamente.
Em uma mesma teia alimentar, um organismo pode ser consumidor primário em uma cadeia e consumidor secundário em outra.
Logo, quais organismos, nessa teia alimentar, podem ser considerados tanto consumidores primários como secundários?
Questão 104 6165204
ENEM 2° Dia 2021O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.
FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D.C. Franciscana calls for help: [...).International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado).
Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em