Questões de Biologia - Ecologia - Fluxos de energia e matéria - Pirâmides ecológicas
46 Questões
Questão 5 12568545
UECE 2ª Fase 1º Dia 2024/2A estrutura da pirâmide etária que representa a população de uma dada espécie que está em crescimento em termos de número de indivíduos é a seguinte:
Questão 75 9759881
UECE 2ª Fase 1º Dia 2023/2A pirâmide ecológica pode ser invertida quando
Questão 28 9505920
UNIFOR 2ª Fase Medicina 2023/2O fluxo de matéria, ou biomassa, está diretamente relacionado com o fluxo de energia em um ecossistema, isso porque ao se alimentar para adquirir energia e outros compostos, o organismo ingere uma quantidade de biomassa pertencente ao organismo que ele consumiu.
Dessa forma, a quantidade de matéria consumida em um determinado nível trófico pode ser esquematizada em uma pirâmide de biomassa, geralmente expressa em g/m² (gramas por metro quadrado).
De forma mais comum, em um ecossistema, a quantidade de biomassa ou matéria pertencente ao nível trófico dos produtores é maior e, à medida que se avança para os níveis tróficos posteriores, a quantidade de matéria tende a diminuir
https://querobolsa.com.br/enem/ biologia/fluxo-de-materia-e-energia. Acesso em: 14 Maio 2023 (adaptado).
Sobre o fluxo de energia e matéria em um ecossistema, avalie as informações a seguir.
I. Fitoplâncton pode ser definido como uma comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente em grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios e lagoas. Esses organismos exercem, em seus ecossistemas, a função de consumidores primários.
II. Em uma cadeia alimentar, um gato poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de ração a base de fibra de beterraba e carne de vaca.
III. Organismos que atacam cadáveres para obter energia e substâncias importantes para o seu funcionamento são seres autotroficos, portanto são os produtores primários.
IV. Considerando que a biomassa é reduzida de um nível trófico para outro, a concentração das substâncias tóxicas (poluentes persistentes) aumenta ao longo da cadeia alimentar.
É correto apenas o que se afirma em
Questão 11 8866258
EBMSP Medicina 2022/2O Comitê Bahiana Verde promoveu ação de doação de composto orgânico no mês de março, no Campus Brotas e no Campus Cabula, com o objetivo de chamar a atenção dos estudantes, professores e colaboradores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para a mudança de ideias a favor da sustentabilidade. Com o retorno presencial das aulas, a iniciativa também visa sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir a produção de lixo, incentivando o hábito da reciclagem e da compostagem doméstica.
Os kits doados aos alunos, professores e colaboradores da área técnico-administrativa contêm 1kg de adubo orgânico, resultante da coleta de folhas e frutos das áreas verdes da Bahiana durante o período da pandemia. Foram produzidas 24m³ de compostagem.
Disponível em: https://www.bahiana.edu.br/noticia. Acesso: abr. 2022.
A respeito da importância do hábito coletivo da reciclagem e da compostagem dos resíduos produzidos pela sociedade, é correto afirmar:
Questão 49 7358068
UNITAU Verão Medicina 1ª Fase 2021Pirâmides ecológicas são esquemas gráficos que representam as interações tróficas entre organismos de uma comunidade biótica. Esses esquemas gráficos são utilizados para demonstrar, ao longo da cadeia alimentar, o fluxo de energia e matéria entre os diferentes níveis tróficos. Existem três tipos de pirâmides ecológicas: número, biomassa e energia. As pirâmides de energia são representadas por meio da unidade de área ou volume por unidade de tempo, indicando a produtividade de um ecossistema. Portanto, representa a produtividade líquida ou a quantidade de energia em cada nível trófico da comunidade.
Com base na figura e em seus conhecimentos sobre as pirâmides de energia, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 104 6165204
ENEM 2° Dia (Prova Azul) 2021O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.
FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D.C. Franciscana calls for help: [...).International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado).
Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em
Pastas
06