
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Ecologia
Questão 28 9505920
UNIFOR 2ª Fase Medicina 2023/2O fluxo de matéria, ou biomassa, está diretamente relacionado com o fluxo de energia em um ecossistema, isso porque ao se alimentar para adquirir energia e outros compostos, o organismo ingere uma quantidade de biomassa pertencente ao organismo que ele consumiu.
Dessa forma, a quantidade de matéria consumida em um determinado nível trófico pode ser esquematizada em uma pirâmide de biomassa, geralmente expressa em g/m² (gramas por metro quadrado).
De forma mais comum, em um ecossistema, a quantidade de biomassa ou matéria pertencente ao nível trófico dos produtores é maior e, à medida que se avança para os níveis tróficos posteriores, a quantidade de matéria tende a diminuir
https://querobolsa.com.br/enem/ biologia/fluxo-de-materia-e-energia. Acesso em: 14 Maio 2023 (adaptado).
Sobre o fluxo de energia e matéria em um ecossistema, avalie as informações a seguir.
I. Fitoplâncton pode ser definido como uma comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente em grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios e lagoas. Esses organismos exercem, em seus ecossistemas, a função de consumidores primários.
II. Em uma cadeia alimentar, um gato poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de ração a base de fibra de beterraba e carne de vaca.
III. Organismos que atacam cadáveres para obter energia e substâncias importantes para o seu funcionamento são seres autotroficos, portanto são os produtores primários.
IV. Considerando que a biomassa é reduzida de um nível trófico para outro, a concentração das substâncias tóxicas (poluentes persistentes) aumenta ao longo da cadeia alimentar.
É correto apenas o que se afirma em
Questão 52 1476447
UNESP 2020As abelhas são responsáveis pela maior parte da polinização em nosso planeta. Mesmo assim, estão sendo eliminadas, colocando em risco a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar na Terra.
Dentre as práticas que acirram o extermínio de abelhas, pode-se citar
Questão 31 641210
FCMMG Medicina 2019/1Analise a imagem abaixo.
O gráfico mostra a dinâmica de uma população de mosquitos atingida por uma aplicação contínua do inseticida DDT. Após análise do conteúdo, é CORRETO afirmar que no ponto
Questão 38 1262046
FGV-SP Economia - 1ºFase - MAT/BIO/HIS/GEO - BLOCO 01 2019A preservação dos ecossistemas é fundamental para o equilíbrio ambiental. As paisagens naturais da Região Sudeste do Brasil apresentam atualmente, em vez de grandes áreas florestadas, pequenos fragmentos florestais dispersos, o que pode levar inúmeras espécies vegetais e animais à extinção.
Uma prática de manejo ambiental para minimizar tal impacto é
Questão 102 1276293
ENEM 2° Dia 2019No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.
Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?
Questão 133 1439800
ENEM PPL 2° dia 2019Pesquisadores descobriram que uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil — a mandaguari (Scaptotrigona depilis) — cultiva um fungo nos ninhos dentro da colmeia. Após observações, verificaram que a sobrevivência das larvas da abelha depende da ingestão de filamentos do fungo, que produz metabólitos secundários com ação antimicrobiana, antitumoral e imunológica, além da alimentação convencional. Por sua vez, o fungo depende da abelha para se reproduzir e garante a sua multiplicação ao longo das gerações.
MIURA, J. Pequenas agricultoras: abelhas Mandaguari cultivam fungos para alimentar suas larvas. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).
O uso de fungicida ocasionaria à colmeia dessa espécie o(a)