Questões de Biologia - Ecologia
Corredores ecológicos são áreas que buscam superar a fragmentação de ecossistemas, permitindo
O lago Vitória é o maior lago de água doce do continente africano, tendo uma enorme importância no sustento de milhões de pessoas de países como Tanzânia, Quênia e Uganda. Infelizmente, na década de 1950, na tentativa de aumentar os rendimentos da pesca, foi introduzida uma espécie exótica de peixe predador: as percas-do-nilo (Lates niloticus), que se alimentam exclusivamente de outros peixes.
Com alimentos em abundância e sem predadores, a espécie se espalhou e dizimou quase todas as outras espécies do lago. O objetivo de aumentar a pesca foi atingido, porém, apenas por um tempo. Com a extinção de quase todas as espécies dos peixes antes existentes, as percas-do-nilo ficaram sem alimento e começaram a morrer, diminuindo, portanto, a renda proveniente da pesca.
O período de abundância da pesca da perca-do-nilo, também causou impactos nos ambientes terrestres. Isso porque as percas-do-nilo possuem alto teor de gordura em sua carne e a melhor forma de conservá-la é defumando. Houve, assim, um enorme desmatamento e destruição do ecossistema ao redor do lago por causa da utilização da madeira como lenha.
Atualmente, as percas-do-nilo estão sendo retiradas e já se sabe que as populações de algumas das espécies nativas aumentaram novamente. Hoje, o lago conta com cerca de 200 espécies diferentes de peixes.
Acesso em: 01.02.2019. Adaptado.
Analisando o texto, é correto afirmar que a espécie exótica dos peixes percas-do-nilo
Ecótonos são áreas de transição ambiental, onde comunidades ecológicas diferentes entram em contato.
Nessas áreas, geralmente,
Assinale a alternativa que completa corretamente a informação.
Ao conjunto de populações que interagem em um mesmo habitat de maneira direta ou indireta chamamos de .
Dados compilados por Jeremy Jackson, do Instituto Scripps de Oceanografia (EUA), mostram que o declínio de 90% dos indivíduos de 11 espécies de tubarões do Atlântico Norte, causado pelo excesso de pesca, fez com que a população de uma arraia, normalmente devorada por eles, explodisse para 40 milhões de indivíduos. Doce vingança: essa horda de arraias é capaz de devorar 840 mil toneladas de moluscos por ano, o que provavelmente explica o colapso da antes lucrativa pesca de mariscos na Baía de Chesapeake (EUA).
LOPES, R. J. Nós, o asteroide. Revista Unesp Ciência, abr. 2010. Disponível em: https://issuu.com. Acesso em: 9 maio 2017 (adaptado).
Qual das figuras representa a variação do tamanho populacional de tubarões, arraias e moluscos no Atlântico Norte, a partir do momento em que a pesca de tubarões foi iniciada (tempo zero)?
Os insetos, especialmente aqueles com modo de vida social, estão entre os animais mais abundantes na Terra.
São insetos sociais, que vivem em colônias: