
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Genética
Questão 23 2650719
UNIMONTES 2° Etapa 2019A doença de Von Willebrand (VWD) é um distúrbio genético causado pelo fator de von Willebrand ausente ou defeituoso (VWF). O VWF é uma proteína chave no processo de coagulação. Ele se liga ao fator VIII auxiliando a formação de um tampão de plaquetas durante o processo de coagulação.
Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Questão 23 1563909
MULTIVIX 2016Em julho de 2015, um grupo de pesquisadores do departamento de medicina da Imperial College London, na Inglaterra, revelou a existência de mais uma mutação genética que pode estar associada à obesidade e ao diabetes. A mutação genética encontrada impede a produção da proteína carboxypeptidase (CPE), que é importante no processo de regular o apetite e os níveis de insulina no sangue. A ciência já identificou que vários genes contribuem com efeitos aditivos pequenos para o peso das pessoas e o diabetes tipo 2. É importante ressaltar que tanto o peso das pessoas quanto o diabetes tipo 2 sofrem influência do ambiente, alterando o fenótipo. Portanto, a descoberta da contribuição genética na obesidade e no diabetes tipo 2, pode ajudar com medidas preventivas mais eficientes naquelas pessoas que possuem os genes de risco.
Com base em seus conhecimentos e no texto acima, marque a alternativa que apresenta o melhor termo genético que descreve a ação dos genes sobre o peso dos indivíduos e o diabetes tipo 2.
Questão 7 98075
FACERES Medicina 2013/2Questão 40 7325843
UNIPAM 2021Nas galinhas da raça Leghorn, a cor da plumagem depende de um gene dominante C. Indivíduos cc são brancos. Entretanto, sabe-se que há um gene de outro par - gene I - que atua sobre o gene C, tornando brancas, mesmo as aves portadoras do gene C, como mostra a figura seguinte. Assim, para que os galináceos da raça Leghorn sejam coloridos, impõem-se duas condições simultâneas: possuírem pelo menos um gene C e não possuírem o gene I, no genótipo.
Marque a alternativa que indica de modo correto o tipo de interação gênica proposto pelo enunciado e a proporção fenotípica dos descendentes F2, indicada na figura.
Questão 19 1264931
UVV 2019/1Nos casos de herança mais simples, incluindo a herança ligada ao sexo e os alelos múltiplos, verifica-se que cada par de genes está envolvido com a indicação de uma determinada característica. Os dois alelos, ocupando o mesmo locus no par de cromossomos homólogos, atuam no mesmo caráter. No entanto, há casos em que vários genes situados em cromossomos diferentes somam seus efeitos na determinação de uma mesma característica fenotípica.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. Volume Único, 6. ed. São Paulo: Saraiva. Adaptado.
Em relação às doenças inatas do metabolismo, é correto afirmar que
Questão 26 3233342
UFRR 2019A adrenoleucodistrofia é uma doença ligada ao cromossomo X que causa a solubilização da bainha de mielina. Pacientes desenvolvem os sintomas, como, convulsão, atrofia da adrenal e fibrose hepática, geralmente até os 10 anos de idade. A doença tem rápida progressão, sendo a forma atual de tratamento a restrição alimentar de ácidos graxos combinada à ingestão de gliceroltrioléico e gliceroltrieructado na proporção de 4:1 (Óleo de Lorenzo).
Fonte: Ana Paula Rosko e Reginaldo Justino Ferreira. Aspectos Biológicos e Moleculares da Adrenoleucodistrofia Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v.10, n.1, jan./mar., 2006. (adaptado)
O padrão de herança de uma família, em que essa doença se manifesta, está mostrado no heredograma a seguir:
A mulher representada pelo número II4 está grávida de um menino; a probabilidade de que a criança apresente a doença é de: