Questões de Biologia - Genética - Análise de Genealogias
373 Questões
Questão 35 14018077
UFAM PSC 3º etapa 2025Analise o heredograma seguir:
Considerando que apenas os indivíduos 1, 7, 9 e 13 são recessivos para uma herança autossômica, podemos afirmar que:
Questão 93 13556668
ENEM 2º Dia (Verde) 2024Um dos exemplos mais conhecidos de herança recessiva ligada ao cromossomo X é o daltonismo. Como em qualquer distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X, existem muito mais homens apresentando o fenótipo com esse tipo de daltonismo do que mulheres. Um casal formado por um homem não daltônico e por uma mulher gestante também não daltônica, mas portadora do gene recessivo para esse tipo de daltonismo, está esperando um bebê. Em uma das consultas de pré-natal, o casal recebeu um heredograma que contém todas as possibilidades de genótipo para esse bebê.
Considere a legenda:
GRIFFITHS, A. et al. Introdução à genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016 (adaptado).
Qual heredograma foi recebido pelo casal?
Questão 26 13145455
UESB 2º dia 2024A síndrome de Kartagener, descrita inicialmente por Siewert, em 1904, e estabelecida por Kartagener em 1933, é uma doença rara, autossômica recessiva, que se caracteriza por alterações nas estruturas citoplasmáticas que estão anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos. Essa estrutura ajuda o trato respiratório a expulsar poeira e muco dos pulmões. Se caracteriza por possuir a chamada tríade de bronquiectasia, pansinusite crônica e situs inversus com Dextrocardia, onde a criança apresenta os órgãos do tórax e abdômen localizados no lado oposto ao que seria normal. Por sua característica própria, essa doença aumenta o risco de ampliação de quadros como sinusite crônica, bronquiectasia ou pneumonia, inspirando cuidados médicos.
A estrutura celular que tem sua função reduzida ou inexistente, responsável por essa síndrome é descrita em:
Questão 42 11151271
USS (Univassouras) Medicina 2023/1Observe o heredograma abaixo que mostra a distribuição familiar de uma determinada anomalia genética. Quadrados representam indivíduos do sexo masculino e círculos, os do sexo feminino; o símbolo cheio indica o indivíduo com a alteração genética.
A análise do heredograma permite concluir que a herança genética dessa anomalia é classificada como:
Questão 17 9764913
IMEPAC Araguari 2023/2O tipo de herança analisada, herdada pela criança da imagem, é classificada como
Questão 71 10939920
APMBB 2022A incapacidade de dobrar a língua em forma de U é uma condição genética autossômica recessiva. A genealogia ilustra uma mulher (I-4) e um homem (II-3) com essa condição genética.
Sabendo-se que a mulher II-4 está gestando uma criança do homem II-3, a probabilidade de essa criança ser do sexo biológico feminino e apresentar o mesmo fenótipo do pai (o homem II-3) é
Pastas
06