
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Genética
Questão 42 9510176
USS 2023/1Observe o heredograma abaixo que mostra a distribuição familiar de uma determinada anomalia genética. Quadrados representam indivíduos do sexo masculino e círculos, os do sexo feminino; o símbolo cheio indica o indivíduo com a alteração genética.
A análise do heredograma permite concluir que a herança genética dessa anomalia é classificada como:
Questão 47 7358050
UNITAU Verão Medicina 1ª Fase 2021O filme A Cinco passos de você trata da história de dois jovens apaixonados que não podem se aproximar por possuírem Fibrose Cística. A doença genética, autossômica recessiva, também é denominada como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, e afeta sobretudo pulmões, sistema digestivo e pâncreas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da herança autossômica recessiva.
Questão 110 9530178
UnB - PAS 2021/3João tem síndrome de Brugada, de herança autossômica dominante, e é portador de uma mutação em heterozigose no gene SCN5A, localizado no cromossomo 3. Ele é casado com Maria, com quem tem um filho, Pedro, o qual é casado com Ana. Pedro e Ana tiveram um filho, Marcos. Maria e Ana não apresentam a mutação nesse gene.
Considerando essa situação, faça o que se pede no item.
Calcule, em valor percentual, o risco de Marcos ser portador da mesma mutação identificada em João.
Sua Resposta:
Questão 51 6319983
UNICENTRO 2020O heredograma registra a distribuição da fenilcetonúria — uma desordem bioquímica — em quatro gerações de uma família.
Uma análise referente à construção de heredogramas, em relação à família ilustrada, revela que
Questão 20 7143514
UNIMONTES 2° Etapa 2020Considerando as figuras apresentadas e o conteúdo abordado, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de herança representado por II.
Questão 40 7834170
UNIFAN Medicina 2019/1O teste de sexagem fetal permite a identificação do sexo da criança com 8 semanas de gravidez. Entre a 11a e a 17a semana de gravidez, 3,4% de todo o DNA presente na circulação materna é de origem fetal. Com o avançar da gravidez, a quantidade do DNA fetal na mãe aumenta, chegando a representar 6.2% entre a 37ª e 43ª semana gestacional.
O índice de acerto do teste varia conforme a idade gestacional:
ÍNDICE DE ACERTO
Analise os itens seguintes.
I. O teste mostra a presença de segmento do DNA masculino (região definida do cromossomo Y) em caso de gravidez de feto do sexo masculino.
II. No caso de feto feminino, haverá a ausência do cromossomo X, a partir da 10ª semana de gestação.
III. Na 10ª semana, a detecção do cromossomo Y indica acima de 99% de acerto, para feto do sexo masculino.
IV. A presença do cromossomo X, antes da 8ª semana, confirma a gravidez de feto feminino.
A alternativa que corresponde aos números romanos dos itens corretos acima é: