
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Biologia - Genética
Questão 55 8416880
Unaerp Medicina 2023/1Uma pessoa que possui anticorpos contra antígenos do tipo A e tipo B no plasma possui qual tipo sanguíneo?
Questão 60 6746819
UECE 1ª Fase 2022Relacione, corretamente, os grupos sanguíneos apresentados a seguir, com seus possíveis genótipos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. A
2. B
3. AB
4. O
Coluna II
( ) IBIB ou IBi
( ) I AIA ou IAi
( ) ii
( ) IAIB
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 30 6634606
UFAM 2° Etapa 2021Para que ocorra a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido) é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos:
Questão 14 1457550
PUC-PR Verão 2020Suponha que um geneticista tenha descoberto um novo sistema de tipagem sanguínea para seres humanos. Esse sistema apresenta dois novos antígenos X e W, ambos, determinados por alelos diferentes de um gene T, os alelos X e W, que têm frequência praticamente idêntica na população.
Sabendo que esses alelos Tx e Tw são codominantes, um exame para determinação desse tipo de tipagem sanguínea, qual(is) antígeno(s) devem ser detectados no sangue de um indivíduo heterozigoto?
Questão 49 2782165
FATEC 2020/1Os tipos sanguíneos do sistema ABO são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas. O sangue tipo B, por exemplo, possui como principal característica a presença do aglutinogênio B nas hemácias e da aglutinina anti-A no plasma.
Esses tipos sanguíneos são codificados pela presença de três alelos múltiplos: IA, IB e i.
Entre os alelos IA e IB, ocorre codominância, ou seja, ambos os alelos se expressam. Entretanto, esses alelos são dominantes sobre o alelo i.
Considere a seguinte situação: uma mulher, que possui aglutinina anti-A no seu sangue, teve um filho do grupo O.
Sabendo-se que o marido tem o aglutinogênio A, podemos afirmar que os genótipos da mulher e do seu marido são, respectivamente,
Questão 43 4972360
Unit-AL Demais cursos 2020/1Sabendo-se que o paciente 1 possui o tipo sanguíneo AB e o paciente 2, o tipo sanguíneo B, conclui-se que a quantidade de bolsas de sangue disponíveis para transfusão no paciente