Questões de Biologia - Genética - Grupos sanguíneos - Sistemas Rh e MN
121 Questões
Considerando o sistema ABO e o fator Rh, assinale a alternativa que contenha a afirmativa verdadeira sobre uma mulher com tipo sanguíneo B+ ?
Paula, cujo tipo sanguíneo é O Rh negativo, se casou com Roberto, cujo tipo sanguíneo é O Rh positivo. Felipe, filho do casal, apresenta o mesmo tipo sanguíneo de seu pai, enquanto Marta, também filha do casal, apresenta o mesmo tipo sanguíneo de sua mãe.
As informações fenotípicas fornecidas indicam que
Em 1951, James Harrison passou por uma operação no peito e recebeu transfusão de sangue. Depois disso, aos 18 anos, resolveu se tornar um doador assíduo e ajudar outras pessoas. Harrison, hoje com 81 anos, “aposentou-se” da função nesta semana e, segundo a Cruz Vermelha, ajudou 2,4 milhões de bebês. “Na Austrália, até 1967, milhares de bebês morriam a cada ano, e os médicos não sabiam o motivo. Era horrível.”, disse Jemma Falkenmire em entrevista ao jornal “The Washington Post”, do serviço de doação de sangue da Cruz Vermelha Australiana. Os bebês sofriam de eritroblastose fetal, ou doença hemolítica do recém-nascido (HDN). “A Austrália deve um grande obrigado para James Harrison. Tornou-se o primeiro país a ser autossuficiente no fornecimento de Anti-D, e os casos de HDN são raros.”, completou Falkenmire.
Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude. Acesso em: 26 maio 2021.
James Harrison ajudou a reduzir casos de uma doença que acontece após uma primeira gravidez, quando o
Para que ocorra a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido) é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos:
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Na novela Amor de Mãe uma dúvida sobre paternidade surge devido a tipagem sanguínea das personagens. O empresário Álvaro ao ver a carteira de vacinação do filho, e curioso, decide lê-la. Álvaro se espanta ao ver o tipo sanguíneo do filho e questiona Verena que pergunta: “Qual o problema com B+?”. Ele responde: “O problema é que não tem como eu ser pai de uma criança B+, Verena”. Vale ressaltar que tanto Verena quanto Álvaro tem sangue tipo A+, impossibilitando ter um filho B+.
A conclusão de Álvaro sobre a impossibilidade da criança ser sua filha é:
A alternativa que mostra a combinação de fenótipos da mãe e da criança em que há risco de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido) é:
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: