Questões de Biologia - Genética - Primeira lei de Mendel - Codominância e Dominância Incompleta
231 Questões
Questão 56 6754956
URCA 1° Dia 2021/1Após as contribuições de Mendel para o campo da Genética, diversas pesquisas validaram que a transferência de características passadas entres as gerações poderia ser explicada a partir da primeira lei de Mendel. Com o passar do tempo, novos achados como a descoberta dos alelos letais, alelos múltiplos, dominância incompleta e codominância atribuíram variações ao modelo mendeliano de herança.
Analise as proposições abaixo e marque a alternativa que representa, respectivamente, a definição das condições apresentadas:
1. Condição na qual o fenótipo de indivíduos heterozigóticos ocorre de forma intermediária entre os fenótipos de dois homozigóticos.
2. Condição na qual um gene ocorre em uma população em três ou mais formas alélicas na formação de uma característica.
3. Condição descrita pelo biólogo francês Lucien Cuénot ao observar que a geração F1 proveniente de camundongos de pelagem amarela era composta por indivíduos de pelagens amarela e cinzenta na proporção 2:1 e não 3:1, sugerindo assim que uma determinada condição seria incompatível com a vida.
4. Situação na qual indivíduos heterozigóticos para um gene expressam, ao mesmo tempo, fenótipos de dois indivíduos homozigóticos.
Questão 31 5607441
UEMS 2021Considere a tabela a seguir, que mostra extensões da genética mendeliana para um único gene.
Os itens I e II da tabela se referem respectivamente a:
Questão 49 4448271
UNICAMP 1° Dia 2021A doença de Huntington, que é progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, compromete significativamente a capacidade motora e cognitiva.
O heredograma a seguir representa o padrão de herança entre os indivíduos, sendo os indivíduos doentes representados em preto, e os indivíduos não doentes, em branco. Homens são representados pelos quadrados e mulheres, pelos círculos.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a doença de Huntington
Questão 33 7515514
UFMS PASSE - 3ª Etapa 2019-2021Em uma raça de gado pantaneiro, o cruzamento de indivíduos de pelagem totalmente preta com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivíduos malhados, com pelagem de manchas pretas e brancas. Admita um grupo de indivíduos de gados pantaneiros malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 40 indivíduos de coloração totalmente preta, 60 indivíduos com pelagem malhada e 40 indivíduos com coloração inteiramente branca.
O resultado desse cruzamento é um exemplo de:
Questão 31 1374644
USS (Univassouras) 2019/1Em uma espécie de mamífero, a cor da pelagem é determinada por um par de genes autossômicos. Os homozigotos possuem pelos totalmente brancos ou totalmente avermelhados, enquanto os heterozigotos apresentam pelagem malhada, com algumas áreas cobertas por pelos brancos e outras por pelos vermelhos.
O fenômeno genético envolvido na cor da pelagem desses animais é denominado
Questão 3 1366639
EMESCAM 2019/2O gato himalaia é uma raça de gatos razoavelmente nova no Brasil e no mundo. Ele surgiu na década de 1950, a partir de gatos persas e siameses. O resultado foi um animal com corpo peludo do persa e cores únicas do siamês.
Disponível em: https://canaldopet.ig.com.br/ curiosidades/2016-07-21/racas-gatos.html. Acesso em: 20 out. 2018.
Qual técnica foi utilizada para a criação dessa raça?
Pastas
06